Entrega do Troféu Contra Todos os Ventos ao Palestrante
A palestra do segundo dia de seminário, dia 28 de maio, foi com o Eng. Agrônomo Gabriel Fleck da Rosa, que além de atuar com a família na agroindústria Granja Jaguari, Gabriel é Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário da cidade de Jaguari. Gabriel iniciou sua fala agradecendo aos pais em confiar a missão do mesmo em vir a São Luiz Gonzaga contar a história de sua família a frente da Granja Jaguari. Edison Valente da Rosa, o empreendedor que criou a Granja Jaguari, para produzir salame e outros produtos a partir da carne suína.
No inicio a venda era porta a porta, mas funcionava bem porque o produto era bem aceito, trabalhava apenas a família, Edison, a esposa e os dois filhos do primeiro casamento, o mais velho Gabriel, nosso palestrante. Foi então que enfrentaram a primeira crise que quase dizimou a suinocultura no Estado, no inicio da década de 2000, isso tornou a atividade inviável, onde o empresário e sua família tiveram que mudar de atividade até que em abril de 2003, retornaram aos poucos ao ramo da agroindústria.
Aos poucos a Granja Jaguari Produtos Coloniais especializou-se no beneficiamento de carne suína, mas hoje tem agregado, na zona rural onde está instalada, uma padaria e um açougue.
Público Presente
A indústria de embutidos, que no início era apenas uma dependência de 40 metros quadrados, hoje tem a estrutura de um pequeno frigorífico, mas para chegar a essa situação, foi preciso trabalhar muito, vencer muitas dificuldades e obter as licenças de comercialização, inicialmente no SIM – Serviço de Inspeção Municipal e posteriormente, licenças Estadual e Federal. Hoje, conta com 14 colaboradores mais a família.
SIM – Gabriel Fleck da Rosa atualmente é o Secretário em Jaguari responsável pela coordenação do Sistema de Inspeção Municipal, ele passou aos presentes que os produtores devem atender as condições sanitárias exigidas pelo SIM para ter os registros legais na área ambiental, para vender sua produção. Salientou que o Poder Público pode e deve compreender as limitações que enfrentam os pequenos produtores no início, e que o Poder Público pode colocar exigências que podem ser atendidas de acordo com o estágio da agroindústria.
Ao findar da palestra todos foram convidados a degustar os produtos coloniais da Granja Jaguari e os produtos produzidos pela nossa COOPARTE.
por Iuri Martins