ACI participa do debate em torno do regramento
da carga e descarga de caminhões na cidade
O presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, informou o conselho diretor da entidade, na reunião ordinária desta quarta-feira (14), que na reunião do Conselho Gestor criado pelo prefeito Junaro Figueiredo, teve prosseguimento o debate em torno do regramento do trânsito de caminhões no centro da cidade, especialmente no que diz respeito a carga e descarga de mercadorias nas empresas aqui estabelecidas. Verificou-se que a matéria é polêmica e precisa ser examinada com cuidado, amadurecendo a questão, através de um debate construtivo. Esse tema voltará a ordem do dia do Conselho Gestor na reunião do próximo mês.
Na seqüência, o representante da ACI na Comissão Municipal de Trânsito – Comutran – Paulo Sérgio Trauer, informou que o órgão debate a questão do estacionamento oblíquo de furgões na Praça da Matriz, veículos que pela sua dimensão praticamente ocupam uma das vidas da rua, o que pode provocar acidentes. Poderá haver alguma decisão a respeito, para evitar esse problema. Ele também informou que a licitação das sinaleiras – duas serão adquiridas, com recursos próprios da Prefeitura – teve recurso da empresa concorrente classificada em segundo lugar. E enquanto essa questão não estiver resolvida, a compra das sinaleiras não pode ser realizada.
Por outro lado, na reunião do Conselho Gestor, a proposta do estacionamento pago foi lembrada como solução para a questão do estacionamento de veículos nas ruas centrais da cidade, mas não foi tomada nenhuma decisão a respeito, porque um projeto ainda não está definido a respeito, informou o presidente da ACI.
Prefeitura não pode firmar convênio com os Correios
A questão da entrega de cartas em vilas e nos distritos, no momento suspensa, por falta de convênio entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e a Prefeitura, foi explicada pelo prefeito Junaro Figueiredo, ao presidente da ACI, que o Tribunal de Contas do Estado está fazendo apontamento desses convênios, por serem considerados irregulares. A questão continua em debate entre Administração Municipal e Correios.
Foi informado que a EBCT tem o monopólio na distribuição de correspondência no Brasil e, por isso, tem a obrigação de cumprir sua função, mesmo em locais onde a prestação do serviço é deficitária, não cabendo ao Município assumir uma responsabilidade que não lhe cabe. Assim entende o Tribunal de Contas do Estado. Enquanto não se chega a uma conclusão, quem passa dificuldades para ter acesso às suas correspondências, são os moradores da Vila Loureiro e dos distritos de São Luiz Gonzaga, que precisarão ir a agência central do Correio em São Luiz, para verificar se existem correspondências que lhes tenham sido enviadas.
SCPC informa o movimento de julho
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) teve o seguinte movimento em julho: consultas feitas por empresas locais: 2.650; consultas feitas por empresas multimunicipais com filiais aqui instaladas e estabelecimentos bancários: 7.511. Total de consultas de crédito no mês: 10.161, bem superior ao movimento verificado no mesmo mês do ano passado. Também foram registrados em julho 293 atendimentos de consumidores no escritório do SCPC.
Outra estatística oferecida diz respeito às consultas de crédito feitas na semana do Dia dos Pais. Foram 787 este ano, enquanto no ano passado a soma chegou a 624. Com 163 consultas a mais este ano, o crescimento foi de 26,12%.
Novo associado na ACI
Foi recebido um novo associado na Associação Comercial e Industrial: A Escola de Idiomas CCAA, de Luciana Dugatto.
Vice-presidente da ACI presta contas de suas atividades
O vice-presidente da ACI, Carlos Alberto Dutra, informou que, estando ausente o presidente da Comissão Municipal de Combate à Dengue, presidiu reunião desse órgão na semana passada. Informou que a comissão conta com apenas seis agentes para o trabalho de campo – a visitação nas casas, para verificar eventuais viveiros do mosquito, quando o necessário são 14. Como se aproxima o verão, tempo de expansão do mosquito, o prefeito foi informado dessa situação.
Carlos Alberto Dutra também informou que na condição de presidente do Conselho Municipal da Saúde participou de reunião com a Coordenadoria Regional da Saúde, com sede em Santo Ângelo, para tratar da contratualização do SUS com o Hospital São Luiz Gonzaga, que está prevista para ser assinada em novembro. Também deu conhecimento que seu mandato como presidente do Conselho Municipal da Saúde está encerrando, devendo a eleição da nova diretoria ocorrer na próxima semana, dia 20. Seu mandato, como representante da ACI no órgão, foi renovada pela nova diretoria da entidade.
Finalmente, passou à diretoria da ACI a informação de que em 10 de outubro será realizada a Conferência Municipal da Saúde em São Luiz e o Conselho Municipal da Saúde está participando da sua organização.
Jovem que faz a Diferença
A láurea “Jovem que faz a diferença”, criada pela Câmara de Vereadores, para incentivar o empreendedorismo entre os jovens, enviou convite à ACI para estar presente na solenidade de entrega dessa comenda, na próxima segunda-feira, às 16h, no plenário do Legislativo. A homenageada deste ano será a jovem jornalista Pámela Andrade de Moraes, pela sua iniciativa de criar a revista “Pauta”, cujo lançamento ocorreu este ano. Ela também é a assessora de imprensa da Câmara de Vereadores.
Reunião do Conselho Municipal de Turismo
O Conselho Municipal de Turismo realizou nesta quarta-feira (14) a sua primeira reunião, que teve caráter informativo sobre seus objetivos. O presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, compareceu na reunião, atendendo convite formulado pela titular do setor de Turismo da Prefeitura, Sandra Ferreira. A ACI terá uma cadeira nesse conselho, devendo indicar um titular e um suplente.
Realizada a primeira reunião para montar a programação da Semana da Pátria
Nesta quarta-feira, 14, foi realizada reunião preparatória da programação da Semana da Pátria deste ano. A convocação partiu da Secretaria Municipal de Educação, que tradicionalmente coordena essa festividade cívica. Compareceram várias entidades da comunidade.
Este ano, a homenagem nacional será para Plácido de Castro, a homenagem estadual é à União dos Escoteiros do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul e a homenagem local lembrará o centenário da Escola Estadual Senador Pinheiro. Novas reuniões serão feitas nos próximos dias, para montar a programação, que terá seu momento principal no desfile de 7 de setembro. Se chover pela manhã, o desfile será realizado à tarde, se o tempo permitir. Não havendo, o desfile fica cancelado definitivamente. A ACI foi representada nessa reunião pela prof. Ana Iara Silva de Deus, diretora do Colégio Portinari.
Lançada campanha para protocolar no Congresso Nacional
projeto de lei de iniciativa popular contra a Corrupção
O presidente do Sindilojas, Nelson Faleiro, enviou à diretoria da ACI uma folha de adesão à campanha para protocolar no Congresso Nacional projeto de lei de iniciativa popular, para institucionalização no Brasil de um Estatuto Popular contra a Corrupção. Trata-se de um conjunto de normas legais criminais, eleitorais, civis, administrativas e educacionais exigidas pelas sociedade para promover a moralização da atividade política e o resgate da credibilidade nas instituições públicas brasileiras.
Para aderir, basta assinar em lista que estará disponível na secretaria da ACI, sendo necessário apresentar o título de eleitor, cujo número constará junto a assinatura.
Com o mesmo objetivo, o integrante da diretoria da ACI, advogado Alisson Reginato, apresentou campanha semelhante, visando também protocolar projeto de lei de iniciativa popular no Congresso Nacional, denominado “eleições limpas”, patrocinado pela OAB nacional. A diretoria da ACI decidiu que vai apoiar as duas campanhas, tendo listas disponíveis na secretaria da entidade, na Galeria do Comércio, à disposição de quem deseja fazer parte dessa campanha. Cada projeto precisa reunião 1,5 milhão de assinaturas.
Clube Harmonia fará jantar baile dia 7 de setembro
O Clube Harmonia enviou convite à ACI, para participar do jantar baile que realizará no dia 7 de setembro, a partir das 21h, animado por Adilson Damião e o conjunto Segredo da Cor. A adesão custa R$ 35,00.
Rotary Clube vai promover jantar italiano
O Rotary Clube vai promover jantar italiano no dia 31 de agosto, de caráter beneficente, na sede do Bairro da Gruta e animado pela dupla Renan e Rafael, de Caibaté.,
UERGS realiza palestra
Para marcar o início de seu ano letivo, o deputado Jéferson Fernandes fez palestra nesta quarta-feira, 10, na UERGS, para a qual a ACI foi convidada.
Expo São Luiz monta a programação oficial
Na próxima semana a Expo São Luiz dará por concluída a montagem da programação oficial, a ser desenvolvida de 2 a 6 de outubro no parque de exposições do Sindicato Rural. Simultâneamente, será realizada a 49ª Exposição Agropecuária de São Luiz Gonzaga, promoção tradicional do Sindicato Rural, a mais antiga atração promocional desta cidade, que foca a pecuária de São Luiz e da região.
Curso de Educação Física na URI-São Luiz
O presidente Nilton Luís Teixeira, em nome da diretoria da ACI, apresentou cumprimentos à prof. Sonia Bressan Vieira, diretora geral da URI-São Luiz, pela conquista do curso de Educação Física – bacharelado, para esta cidade. O primeiro vestibular terá lugar em novembro, para instalar o curso no ano letivo de 2014.
Na oportunidade, a prof. Sonia Bressan Vieira informou que continua acompanhando o posicionamento do Ministério da Educação e da OAB, em relação aos cursos de Direito. Em breve deve ocorrer um entendimento entre as partes, o que vai permitir retomar contatos com as autoridades, visando a instalação do Direito em São Luiz, que obteve excelente referência nas avaliações feitas pelo MEC e também a OAB.
Em São Luiz, a votação oficial na consulta popular foi de 5.169 votos na votação presencial e 341 pela internet, somando 5.530 votos.
Consulta Popular: Região não votou na UERGS
A prof. Sonia Bressan Vieira também informou à diretoria da ACI que enquanto em São Luiz as prioridades eleitas foram, pela ordem, Saúde, UERGS, Segurança Pública e Educação, no Corede Missões, que tem a soma da votação nos 25 municípios, as eleitas foram Segurança Pública, Educação, Saúde e Desenvolvimento Rural.
O fortalecimento da UERGS, que em São Luiz ficou em segundo lugar, não obteve classificação na votação geral do Corede Missões. A região não votou na UERGS, inclusive no campo 2 da cédula única, onde havia opção de voto para prioridades regionais.
Por José Grisolia Filho assessor de imprensa da ACI