Reunião da ACI 14/07/2014

Jantar com palestra do Prefeito Empreendedor do Estado será dia 24
O jantar com palestra do Prefeito Empreendedor 2013/14 no Estado e na Região Sul do País, Nestor Tissot, de Gramado/RS, terá lugar dia 24 do corrente, quinta-feira da próxima semana, a partir das 20h, na sede da AABB. A participação terá o custo de R$ 25,00 por pessoa. As vendas serão feitas diretamente na ACI ou pelo fone 3352-4500.
Nos últimos anos a ACI tem proporcionado palestras dos prefeitos empreendedores do Estado e o objetivo é dar conhecimento aos homens públicos desta região e aos lideres e empresários da comunidade, de ações que, adaptadas às nossas condições, podem acelerar o desenvolvimento dos municípios de nossa microrregião.
Em sua palestra, Tissot, entre outros focos, vai demonstrar como é possível engajar micros e pequenas empresas nos grandes projetos do município, como fez em Gramado, em relação ao Natal Luz, que agora têm a participação de empresas de todos os formatos, seja na realização como na recepção ao público. Desta forma, o Natal Luz, além de ser um espetáculo deslumbrante, encantador e motivador dos ideais cristãos, é também um projeto para o desenvolvimento local, pelo envolvimento de empresas na sua execução. E execução, nesse caso, inclue também a preparação para receber os visitantes e tirar o melhor proveito em negócios.
O turismo é uma indústria que tem como cenário a cidade com seus equipamentos urbanos, a sua história, usos e costumes, as suas manifestações artísticas nas mais variadas áreas, a capacidade criativa de sua indústria e do seu artesanato e a atitude de negócio que parte do comércio estabelecido. Ligar esses pontos para fazer uma ação integrada, é interessante e motivador.
Vai indo muito bem a campanha “Comprar em São Luiz é Show”
As avaliações feitas pelos diretores da ACI, na reunião realizada segunda-feira, indicam que a campanha de vendas “Comprar em São Luiz é Show” está indo muito bem, obtendo grande receptividade nas 92 empresas participantes, a maioria do comércio lojista da cidade, em vários ramos de negócios. Algumas empresas, inclusive, já fizeram novas aquisições de cupons, porque suas cotas já esgotaram. Isso indica que os consumidores têm conhecimento da campanha de vendas e estão preenchendo os cupons que lhes são repassados pelas empresas onde fazem compras.
O primeiro sorteio será dia 21 de setembro e o prêmio é uma moto Biz, da Honda.
Audiência na Assembléia Legislativa em Porto Alegre para discutir criação do Corede Missões Fronteira
Os prefeitos dos 13 municípios que subscrevem o projeto de criação de um novo Corede na região missioneira, estarão presentes ou representados na audiência pública a ser realizada nesta quarta-feira, a partir das 9h30min, na Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. Essa audiência, convocada pela deputada Miriam Marroni (PT), tem o objetivo das partes colocarem suas razões em torno dessa proposta e, se possível, chegar a um denominador comum.
Para os 13 municípios desta microrregião, que postulam a criação do novo Corede, que se denomina Missões Fronteira, o objetivo é arrecadar mais recursos nas consultas populares anuais promovidas pelo governo do Estado. E têm como exemplo os sindicatos de trabalhadores rurais desta região, que decidiram criar duas regionais, para manter uma relação harmoniosa nas Missões. Assim, temos aqui a Regional Missões 1, na microrregião de Santo Ângelo e a Regional Missões 2, na microrregião de São Luiz Gonzaga. O fato de termos duas regionais nas Missões, não tem impedido que a região trabalhe unida nas manifestações em favor da categoria.
Além dos prefeitos, estarão presentes os presidentes das Câmaras de Vereadores, vários edis dos 13 municípios, as diretorias dos Comudes e ACIs.
Expo São Luiz/2015 continua em trabalho de montagem
O presidente da Expo São Luiz/2015, Sérgio Torres dos Santos, informou que continuam se realizando reuniões setoriais para montagem do evento. Citou reunião com a área de planejamento e infraestrutura e que estabeleceu coordenadas para o mapeamento do parque de exposições, para que ocorra melhor aproveitamento dos espaços existentes. Esse mapeamento está sendo elaborado pelo engenheiro Benone Galeazzi e, partir desse trabalho, será feito o projeto elétrico para o parque de exposições. Também está se desenvolvendo a campanha para escolha das candidatas a rainha e princesas da Expo São Luiz/2015, trabalho a cargo da Comissão de Marketing, com o apoio da Comissão Social. Também está definido pelo presidente que esta semana será realizada reunião geral, para atualizar todos os colaboradores sobre o que está sendo feito, no momento.
Assinado projeto do PAC que transfere recursos na ordem de R$ 25 milhões para São Luiz
A diretoria da ACI saudou efusivamente a notícia transmitida pelo prefeito Junaro Figueiredo, de que está assinado o projeto do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento do governo federal, que transfere R$ 25 milhões ao Município de São Luiz Gonzaga, valor a ser aplicado em pavimentação de ruas e outras obras de mobilidade urbana. Este possivelmente é o maior projeto com recursos federais a ser levado a efeito em São Luiz Gonzaga e será um marco na história da cidade, disseram os diretores da ACI. Além do PAC, do governo federal, o Município também deverá receber vultoso valor do Badesul, banco de desenvolvimento do governo do Estado.
30ª Feirarte será aberta sexta-feira
Na próxima sexta-feira, o Centro de Criatividade deve abrir a sua 30ª Feirarte, evento de comercialização da produção de obras e arte e artesanato de seus associados. Na abertura, será prestada homenagem ao falecido artista plástico Flávio Augusto Bettanin, autor de festejada obra artística, que estará exposta na sede do Centro de Criatividade.

Fonte: Por José Grisólia Filho – Assessor de Imprensa