Reunião da ACI
Novo associado
A ACI divulga com satisfação o seu mais novo associado: Laurizani Magalhães da Silva Art-Lumi.
ACI e RGE dialogam sobre necessidade de São Luiz na área de energia elétrica
Nesta segunda-feira, dia 8, a ACI recebeu em sua reunião semanal a executiva de contas da RGE, Rosilene de Fátima Franco. Ela ouviu as reivindicações dos membros da diretoria acerca do atual cenário envolvendo a prestação de serviços da RGE no município de São Luiz Gonzaga.
Rosilene respondeu a diversas questões colocadas por diretores da ACI e marcou uma nova reunião com o presidente da Associação Comercial Sérgio Torres dos Santos para esta quarta-feira, quando voltará a São Luiz acompanhada de um representante da área técnica da RGE, para responder questões levantadas na reunião de segunda-feira e que envolviam questões referente a rede.
Durante a reunião desta segunda-feira, Rosilene informou que a RGE investiu R$ 4 milhões em São Luiz Gonzaga entre os anos de 2009 e 2011, e planeja injetar mais R$ 14 milhões até o ano de 2014.
Sobre os problemas ocorridos com a rede elétrica, entre os principais pontos abordados pela representante da RGE estava o fato de que em São Luiz Gonzaga havia muita resistência em permitir qualquer tipo de poda nas árvores e que só recentemente o assunto começou a tomar rumos mais favoráveis para os pedidos de poda da referida empresa de energia.
Para diminuir os danos causados por galhos e árvores inapropriadas para a área urbana, Rosilene sugeriu que o município fizesse um novo projeto de arborização, ressaltando que a RGE pode vir a ser parceira nessa iniciativa.
Ela também citou que a rede de São Luiz é de 30 anos atrás, desatualizada para as necessidades atuais. Em vista disso, a RGE está fazendo a substituição de postes de madeira por postes de concreto, a fim de oferecer mais segurança na sua prestação de serviço. Por outro lado, a representante da RGE disse que os consumidores de São Luiz não têm o hábito de informar a RGE quando instala novos aparelhos elétricos em suas casas. Ela disse que essa informação é fundamental para que a RGE compare a carga instalada em cada região da cidade e o número de aparelhos instalados movidos por energia elétrica. Deu o exemplo dos climatizadores, que estão sendo instalados na maioria das casas e, nesse caso, alteram o consumo sem o conhecimento prédio da RGE. Isso explica porque existem cortes setoriais na cidade, é quando o consumo supera a carga instalada. Foi dado o exemplo de um problema aparentemente crônico, na Rua dr. Bento Soeiro de Souza, quadra onde está o Centro Clínico, que periodicamente sofre cortes no fornecimento de energia elétrica, atingindo uma área que compreende serviços médicos, empresas e residências, além do Hospital.
A partir daí os diretores da ACI passaram a comentar sobre o serviço de comunicação da RGE com seus usuários. Eles mencionaram situações nas quais ocorreram algumas falhas na comunicação da RGE, assim como atrasos além do previsto na prestação de certos serviços. Os diretores da ACI disseram que as empresas precisam de um interlocutor na RGE, porque o telefone 0800 não garante atendimento aos pleitos dos empresários.
Rosilene disse que, além do serviço de 0800, há uma unidade de atendimento presencial da RGE aqui em São Luiz, localizada na esquina da Rua São João com a Marechal Floriano Peixoto e, quanto aos problemas apontados, eles serão postos na pauta da reunião desta quarta-feira, na ACI, com a presença de um representante do setor técnico da RGE.
A ACI e a representante da RGE debateram a questão da energia elétrica em São Luiz durante uma hora, buscando soluções. O presidente da ACI, Sérgio Torres dos Santos agradeceu a presença da representante da concessionária de energia elétrica em São Luiz, atendendo convite da entidade, salientando que na reunião de hoje terá mais informações técnicas em torno da estrutura de energia elétrica em São Luiz e o que pode ser melhorado para os usuários e especialmente as empresas, cujos interesses são defendidos pela entidade.
ACI ajudará empresas associadas no contato com a RGE
Ao fim da reunião com a executiva Rosilene Franco, ACI se dispôs a promover a mediação entre a RGE e o empresariado local. Quaisquer associados da ACI que estiver com problemas podem entrar em contato com a Associação Comercial, que, prontamente, irá acionar seus contatos na RGE e fazer uma mediação.
Café da manhã com candidatos eleitos
Neste último domingo foram conhecidos os novos titulares do Poder Publico Municipal de São Luiz Gonzaga. Finalizada esta etapa, a ACI deverá fazer um café da manhã com o prefeito e vice-prefeito eleitos, Junaro Figueiredo e Mário Trindade, a fim de iniciar uma parceria que vise o desenvolvimento local. A ACI deseja continuar na condição de parceira do Poder Público Municipal, na busca de soluções às necessidades locais.
O café da manhã está programado para ocorrer a partir das 7h, na sede da ACI, em data a ser definida com os futuros mandatários do Município. Serão convidados os eleitos, os presidentes do Sindilojas e Sindicato Rural (entidades parceiras na promoção da Expo São Luiz), o prefeito Mario Meira e a imprensa local..
Por José Grisólia Filho e Genaro Caetano, assessores de imprensa da ACI