Diretoria da ACI avalia gestões pró criação do Corede Missões Fronteira
Na semana passada, 13 municípios da região das Missões, entre os quais São Luiz Gonzaga, decidiram criar um novo Conselho Regional de Desenvolvimento, o Corede Missões Fronteira, como resultado de desmembramento do atual Corede Missões, que reúne 25 municípios missioneiros. O objetivo é valorizar as afinidades existentes entre os municípios que o integram. São Luiz Gonzaga, por exemplo, é a origem territorial de quase todos os municípios que desejam a criação do novo Corede: Mato Queimado, Rolador, Caibaté, Bossoroca, São Nicolau, Pirapó, Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales, Porto Xavier e São Paulo das Missões. Somente Santo Antônio das Missões e Garruchos não são filhos de São Luiz, embora vizinhos muito próximos e já perfeitamente integrados em nossa microrregião.
O projeto de criação do novo Corede foi elaborado pela diretoria do Comude – Conselho Municipal de Desenvolvimento de São Luiz Gonzaga, presidido pela prof. Sonia Bressan Vieira e teve a adesão de mais 12 municípios. O pedido foi entregue ao secretário João Motta, do Planejamento do Estado, que elogiou a constituição do processo, completo em todos os sentidos.
Considerou a diretoria da ACI, que é preciso mobilizar a opinião política em favor da proposta de criação do novo Corede. Os prefeitos dos 13 municípios que se propõem a criar o novo Corede serão convidados a se fazer presentes em ato a ter lugar em São Luiz, quando o secretário João Motta visitará São Luiz, possivelmente ainda este mês, para fazer entrega à comunidade, de um carro de bombeiros. A diretoria do Comude, com o prefeito Junaro Figueiredo e o presidente da ACI, deverão fazer visita ao presidente do Fórum de Coredes e ao presidente do Corede Missões, para informar sobre o projeto protocolado na Secretaria do Planejamento do Estado, visando a criação do Corede Missões Fronteira.
Fepam já liberou licenciamento ambiental
para funcionamento industrial da Norobios
A diretora da ACI, Luciana Cavalli Ottoni, informou na reunião de segunda-feira, ter recebido informação telefônica do presidente da Norobios, Cláudio Morari, que a Fepam liberou o licenciamento ambiental para funcionamento da indústria de etanol em São Luiz Gonzaga. Esse licenciamento foi recebido com euforia pela diretoria da empresa, informou Luciana, porque resultou de longa tramitação na Fepam, onde o projeto da indústria foi examinado minuciosamente e finalmente aprovado.
ACI decide focar seu interesse no
Seminário que a Embrapa fará aqui em 2014
De certa forma surpreendida pela notícia de que a Embrapa vai instalar em Santa Rosa, o núcleo anunciado para a região noroeste do Estado, a ACI reagiu de forma positiva, focando seu interesse no seminário que ficou acertado com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a se realizar em São Luiz no primeiro trimestre do próximo ano. Esse seminário ficou acertado durante almoço no Restaurante Cantina, presente o prefeito Junaro Figueiredo e o presidente da ACI Nilton Luiz Teixeira, logo após a reunião realizada quinta-feira passada, na AABB, quando a Petrobras Biocombustível e a Embrapa Clima Temperado, assinaram Termo de Cooperação para o desenvolvimento da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. Nesse seminário, será estudada a expansão da produção de São Luiz no setor primário, avaliando os resultados de todas as culturas aqui desenvolvidas.
Os diretores da ACI comentaram que efetivamente não tinham conhecimento de que o núcleo da Embrapa já estava decidido para Santa Rosa. Registraram os diretores da entidade que em função do prefeito Junaro Figueiredo ter protocolado em Brasília um pedido para fazer de São Luiz a sede do núcleo da Embrapa nesta região, somada à notícia de que nossa cidade sediaria a assinatura do Termo de Cooperação entre Petrobras e Embrapa para desenvolvimento da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul, foram fatores a fortalecer a ideia de que São Luiz tinha méritos reconhecidos pelo esforço desenvolvido pela introdução da cana-de-açúcar nesta microrregião, visando a produção de etanol. E que esse reconhecimento seria expresso através da indicação de São Luiz para sede do núcleo da Embrapa previsto para a região noroeste do Estado.
Na verdade, essa questão não estava em jogo, a Embrapa já tinha decidido pela instalação do núcleo da região noroeste do Estado em Santa Rosa, onde está conveniado com a Fepagro.
Por outro lado, na reunião também foi registrada as boas relações da diretoria e funcionários da ACI com a equipe da Embrapa, que praticamente se instalou na sede da da entidade, no período em que aqui permaneceu, para assinar o Termo de Cooperação com a Petrobras Biocombustível. Concluiu-se que esse bom relacionamento entre ACI e Embrapa, pode servir aos interesses de São Luiz em ações futuras.
No momento, no entanto, a entidade procura superar o sentimento de que a reunião entre Petrobras e Embrapa não lhe rendeu tudo que desejava.
Reunião de encerramento do ano
na ACI será dia 18 de dezembro
A ACI definiu a data do jantar em que vai marcar o encerramento das atividades do ano de 2013. Será dia 18 do corrente, na AABB, quando fará entrega de comendas às 20 empresas que mais colaboraram na formação do Índice de Retorno de ICMS à Prefeitura de São Luiz Gonzaga e aos três escritórios de contabilidade que mais encaminharam processos à Junta Comercial por intermédio do escritório mantido nesta cidade pela Prefeitura e Associação Comercial.
Nessa mesma reunião será feito um brinde, com champanhe, alusivo ao Ano Novo. A ideia é convidar a todos os presentes para os presentes trocaram abraços e cumprimentos, com apresentação de votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
O jantar será animado pela banda de Adilson Damião.
A ACI nos próximos dias deve iniciar a venda de convites aos associados e familiares.
Conselheira da ACI no Conselho Municipal de Turismo
presta contas de sua atuação à diretoria da entidade
Como faz periodicamente, Amanda Antonello Giuliani compareceu segunda-feira na reunião da diretoria da ACI, para prestar contas de sua participação nas reuniões do Conselho Municipal de Turismo, onde representa a entidade.
Como resultado de seu relatório, a diretoria debateu as oportunidades que o turismo oferece a São Luiz. A entidade deseja saber se nosso município voltou a integrar a Rota Missões, da qual esteve afastada no mandato do prefeito anterior. Foi concluído que São Luiz ainda carece de mentalidade turística. Também foi dito que a montagem de infraestrutura turística tem que acontecer simultâneamente com eventos. Ajustar essas iniciativas é um desafio para o setor. Ao final, a diretoria aprovou toda a colaboração que Amanda está prestando ao setor turístico do Município.
Convites recebidos pela ACI
50 ANOS – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga vai comemorar dia 8 do corrente, domingo próximo, os 50 anos de fundação dessa entidade sindical. O evento terá lugar na localidade do Limoeiro, no salão de festas da comunidade. A programação está assim organizada: 9h30min – Missa em Ação de Graças; 10h30min – Fala dos convidados; 11h30min – Show com a dupla Jonas e Jennifer; 12h – Almoço; e 14h – Banda Presença. Os participantes dos festejos comemorativos ganharão amostras de perfumes da Lunares Cosméticos. A venda de churrasco será com valor diferenciado. Estão disponíveis canecos personalizados. Os presentes deverão degustar o bolo dos 50 anos. Ainda haverá sorteio de vários brindes.
CONGRESSO DE MISSÕES – A Igreja Assembleia de Deus vai realizar o 18º Congresso de Missões em São Luiz, de 5 a 8 do corrente – quinta-feira a domingo desta semana. Virão delegações de várias cidades e estados brasileiros e também estará presente uma comitiva do Paraguai. O evento religioso terá lugar no templo matriz da Igreja Assembleia de Deus, na Rua 1º de Março, 2460, no centro da cidade.
FEIRA DO LIVRO – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte vai realizar, a partir desta quarta-feira, até domingo, a 37ª Feira do Livro do Município. O lema é “Viajando no Conhecimento”. A patronesse é a prof. Maria Ivone Ávila de Oliveira, atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico e ex-titular da Secretaria Municipal de Educação. A abertura será às 20h desta quarta-feira, no Palco Cenair Maicá, na Praça da Matriz.
PROERD – O 14º Batalhão de Polícia Militar, sediado em São Luiz Gonzaga, deverá realizar nesta quarta-feira, a partir das 19h, no auditório da URI, a formatura de mais uma turma de estudantes que cursou o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Trata-se de programa preventivo da Brigada Militar, para fortalecer as defesas dos adolescentes e jovens contra as drogas.
Por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa