Reunião da ACI 01/10/2012

Aniversário da ACI

Em outubro entramos no mês de aniversário da Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga. O aniversário da ACI ocorre no dia 8 de outubro.

Chuva contínua traz novos problemas para agricultores

O membro-diretor a ACI e presidente da Coopatrigo Paulo Cézar Vieira Pires comentou na reunião da ACI desta segunda-feira sobre os transtornos provocados pelos efeitos climáticos na produção regional.
Segundo ele, após a estiagem, o granizo trouxe mais problemas (em São Luiz foi só um susto, mas outras cidades, como Garruchos, tiveram bem mais prejuízos), seguido de geada, esta última sendo responsável por mais danos. O Presidente da cooperativa são-luizense diz que as perdas no milho foram maiores do que foi estimado inicialmente e, no trigo, os estragos ainda terão que ser devidamente avaliados. As chuvas recentes poderiam até ser benéficas, mas o problema agora é a quantidade e a previsão, que segue anunciando chuva para os próximos dias.

Trabalho do Comitê do Rio Piratinim é selecionado em nível nacional

O projeto “Comitê Piratinim vai à Escola” está entre os cinco finalistas ao Prêmio ANA 2012, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), que contemplará o melhor trabalho do Brasil sobre boas práticas ambientais. A informação foi dada a diretoria da ACI pela diretora da URI local, Sonia Bressan Vieira.
Representações da ANA já estiveram em São Luiz para comprovar a existência do projeto. Agora será realizada seleção entre os cinco trabalhos, dos quais serão escolhidos três. O vencedor do concurso será conhecido no dia 7 de outubro.

Sebrae planeja nova viagem

Devido ao sucesso das últimas viagens de empresários locais a eventos promovidos pelo Sebrae, a referida entidade está organizando uma nova excursão, com ônibus gratuito, para a 43ª Convenção Estadual Lojista da FCDL, que será realizada no próximo dia 10 de outubro. Mais informações pelo fone 3352-4500.

Área industrial

Comissão da ACI esteve reunida com Luiz Fernando, assessor do deputado federal Vilson Covatti, nesta última sexta-feira. O objetivo da Associação Comercial é buscar recursos para a reestruturação da área industrial de São Luiz Gonzaga. Projeto da área industrial foi entregue ao deputado.

Aeroporto: Diretoria da ACI e Prefeito Mário Meira reuniram-se com o diretor do DAER Luiz Carlos K. de Oliveira

A diretoria da ACI manteve reunião com o engenheiro Luiz Carlos Karnikowski de Oliveira, conterrâneo que atualmente é diretor do DAER, realizada sábado, dia 29 de setembro. Luiz Carlos expôs idéias relacionadas ao projeto da ligação rodoviária com o aeroporto de São Luiz Gonzaga. Existe um movimento local, liderado pelo Aeroclube e a ACI, visando a pavimentação da estrada até o aeroporto e também a pavimentação da pista, já ampliada para o atendimento de aeronaves de maior porte. O prefeito Mario Meira participou da reunião. Luiz Carlos disse que a empresa fiscal da pavimentação da RS-165, será convidada pelo DAER para fazer a seqüência do projeto da ligação rodoviária com o Aeroporto, trabalho que foi iniciado pela Eletrosul. O prefeito Mario Meira e o presidente da ACI. Sérgio Torres dos Santos, agradeceram o interesse demonstrado pelo engenheiro Luiz Carlos K. de Oliveira, salientando que, sendo o projeto concretizado, será possível reivindicar recursos federais para viabilizar esse empreendimento. estruturação do aeroporto.

Recursos para o final de ano

Segunda-feira, 24 de setembro, a diretoria da ACI esteve na Câmara de Vereadores com o objetivo de buscar recursos para realização de evento de Natal e/ou final de ano. Com enfoque na iluminação e embelezamento da Praça da Matriz. Como o período eleitoral está prestes a se encerrar, os vereadores solicitaram um tempo até que as eleições sejam concluídas para acenar com recursos.

Curso de Coaching

O auditório da ACI (Rua Dr. Bento Soeiro de Souza) recebe o curso de Coaching – liderança para resultados -, com a docente Alessandra Smaniotto, nos dias 10 e 11 e 17, 18 e 19 de outubro, das 19h às 23h. Mais informações pelo fone 3352-4500.

Colóquio internacional

A URI de São Luiz promove o 6º Colóquio Internacional – inovação, conhecimento e tecnologia -, de 24 a 27 de outubro. A abertura do evento ocorre às 19h do dia 24. As conferências serão realizadas nos dias 24, 25 e 26, no período da noite. Também haverá mini-cursos (25, 26 e 27, na manhã) e apresentação de trabalhos (25 e 26, à tarde).

Expoijuí

A organização da Expoijuí Fenadi 2012 convida para sua abertura oficial, que ocorre no dia 12 de outubro – o evento se estende de 11 a 21 de outubro.

Conselho de Saúde encaminha novidades

O presidente do Conselho Municipal de Saúde Carlos Alberto de Ávlia Dutra informou sobre encontro realizado com o prefeito Mario Meira na qual o chefe do executivo municipal acenou com verbas para que o Conselho participe de conferência estadual. Além disso, o presidente do Conselho destacou que a entidade busca adquirir aparelho para que aqui em São Luiz possa ser realizado o “teste da orelhinha”, que é feito nos recém-nascidos para identificar possíveis problemas auditivos.

Legenda Momento da reunião realizada na ACI

Arquivo digital aeroporto