Reunião da ACI
Novos associados
A ACI aprovou em sua reunião de segunda-feira, 28 de fevereiro, dois novos associados: Alessandra Tessis Pereira e Cia Ltda.– Extravaganzza Mobiliário Contemporâneo e Maria de Fátima Marchi Andrade – Glamour Moda Intima e Semi-jóias.
Representante da ACI no “Gabinete de Crise” da dengue informa diretoria da entidade
Na reunião da ACI do dia 21 de fevereiro (segunda-feira da semana passada), presidida pelo empresário José Antônio Flach Werle, a Associação Comercial foi convidada a indicar um representante para integrar o chamado “Gabinete de Crise” liderado do Governo do Município e tendo a participação de autoridades e entidades locais, com a finalidade de avaliar o combate à dengue em São Luiz e formular ações para os dias seguintes. O convite partiu do prefeito em exercício, Mario Meira, em visita ao colegiado que dirige a ACI. As reuniões do comitê são realizadas diariamente, a partir das 8 horas. Um resumo dos trabalhos é divulgado a partir das 10h, em comunicado à imprensa.
A ACI indicou o diretor da entidade, Paulo Sbabo, gerente do escritório da Unimed, como seu representante na comissão. Na reunião desta segunda-feira (28), Paulo informou sobre as decisões do “Gabinete de Crise”, salientando a participação e o espírito solidário de todos. Paulo informou que até segunda-feira, 28, estavam confirmados 4 casos de dengue em São Luiz, mas registrados 45 casos em observação na nossa cidade e mais 3 casos em cidades próximas.
Segunda-feira, foi feita vistoria no Bairro da Gruta, com visitas às residências e inspeção nos pátios das casas, com o propósito de eliminar pontos com água parada. O próximo destino é a Vila Paz, até todos os bairros serem vistoriados.
O representante da ACI no gabinete especial sobre a dengue ainda ressaltou que a situação do ecoponto (local onde são depositados pneus usados, com a finalidade de serem despachados para usinas de reciclagem, em São Paulo) está no limite, devido ao grande número de pneus lá colocado. Foi ressaltada a ótima iniciativa, salientando que o ecoponto necessita de mais espaço coberto para depositar em melhores condições o grande volume de pneus que lá são depositados. Uma solução emergencial foi discutida na reunião, sendo lembrado que talvez a cobertura com lona, dos pneus que ficam expostos ao tempo, resolvesse o problema. Paulo disse que há uma empresa que faz o transporte dos pneus para seu destino final mas, pelo que sabe, não existe calendário para esse transporte, embora seja um serviço permanente. Desta forma, é comum acumular-se grandes estoques de pneus no Ecoponto, acima da capacidade de armazenamento em local coberto.
Paulo Sbabo apresentou panfletos destinados a divulgação contra a dengue. São 10 mil panfletos distribuídos em São Luiz, contendo diversas informações, como telefones para contato, principais sintomas da doença etc. O objetivo é informar os moradores da cidade sobre os riscos da dengue e a necessidade de combater os pontos de proliferação do mosquito, especialmente água parada. Sobre os focos na cidade, foi lembrado na reunião que, quando são identificados, são imediatamente eliminados. Portanto, quando se fala em focos, na verdade são focos eliminados, desativados.
A comissão especial de combate a dengue vai continuar realizando suas atividades para erradicar a dengue em São Luiz Gonzaga, sempre esperando contar com o apoio da comunidade local, assegurou Paulo Sbabo.
Diretores da ACI lamentam falta de informações em Porto Alegre
sobre a nova linha de ônibus ligando São Luiz com a Capital
O diretor José Grisolia Filho trouxe à pauta da reunião da ACI, a dificuldade encontrada na Estação Rodoviária de Porto Alegre e nos postos autorizados em vários locais da capital, para adquirir passagens na linha de ônibus que parte às 12h daquela cidade, com destino a São Luiz. São dezenas de reclamações de pessoas que chegam aqui, viajando em outros horários, porque não conseguiram adquirir passagens no horário do meio-dia, que era o preferencial. Essa situação diminue bastante a possibilidade de manutenção dessa linha, atualmente em fase experimental de 30 dias, periodo que, segundo informações, esgota esta semana. Essa linha foi criada, graças a abaixo assinado encaminhado à Empresa Ouro e Prata. Essa ação da comunidade foi liderada pelo Sindilojas e teve o apoio das autoridades locais e das entidades representativas do Município. A linha da Ouro e Prata parte ao meio dia de São Luiz Gonzaga, com chegada em Porto Alegre às 19h30min. O retorno de Porto Alegre ocorre no mesmo horário, isto é, saída da capital às 12h e desembarque na Estação Rodoviária local às 19h30min..
A ACI confia que em função dos desacertos em Porto Alegre, a Ouro e Prata amplie o período de experiência da linha, a fim de avaliar sua viabilidade. Se porventura essa linha for cancelada, será motivo de grande frustração na comunidade, que certamente não desistirá e procurará os caminhos possíveis para ter esse benefício de mais uma comunicação, via ônibus, para Porto Alegre, em horário diurno.
Comissão da Expo São Luiz realiza reuniões
O presidente da Expo São Luiz 2011, Amauri André Feron, participou da reunião da ACI de segunda-feira passada. Informou sobre os últimos encontros realizados pela comissão da Expo. Foram feitas reuniões com representação da Vonpar, no intuito de aumentar a participação da referida empresa na Feira são-luizense. A vice-presidente da ACI, Luciana Ottoni, também se mobilizou para trazer recursos, através de vários contatos com empresas estatais e grandes organizações comerciais e industriais do Estado. Por outro lado, a comissão responsável pelos shows tem trabalhado muito, fazendo contatos diversos. Durante este mês essa comissão deve indicar os artistas de nome nacional a serem contratados para shows na Expo São Luiz, tendo em vista que em abril deve iniciar a venda antecipada de permanentes e camarotes, informou Amauri.