SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Reunião ACI – 29/09/2015


Os integrantes da mini-empresa ‘Eco Palet’s’

Mini-empresa apresenta o produto que vai comercializar

São Luiz Gonzaga, graças a ação cooperada da Associação Comercial e Industrial e o projeto Junior Achievement, mantém de forma permanente programa de incentivo à atividade empresarial junto a estudantes do ensino médio das escolas da cidade. O objetivo é buscar talentos para o mundo dos negócios. Essa busca é feita através da instalação de mini-empresas nas escolas, que funcionam de acordo com as leis existentes e as regras do mercado, a fim de que essas experiências fiquem bem próximas da realidade.

Cada mini-empresa instalada tem diretoria e quadro funcional formada pelos estudantes. A mini-empresa tem o apoio de ‘advisers’ (conselheiros), formados por professores e empresários da cidade, a quem os alunos podem consultar quando tiverem dúvidas sobre o desenvolvimento das atividades da empresa.

A mini-empresa que se apresentou segunda-feira à diretoria da ACI, foi a “Eco Palet’s”, constituída pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Cruzeiro do Sul. Seguindo as regras do programa, a empresa escolheu um produto para colocar à venda, chamado de “esteira de sofá”. Trata-se de um equipamento colocado nos braços dos sofás, a fim de ali colocar pratos, copos e outros utensílios durante recepções na residência ou simplesmente acomodar com segurança utilidades onde se depositam lanches para degustar enquanto vê televisão, entre outras finalidades.

Na reunião, os diretores da ACI tiveram oportunidade de conhecer o produto da mini-empresa ‘Eco Palet’s’. As “esteiras de sofás” são feitas com madeira – na verdade material descartado pelas empresas, usado na embalagem de produtos enviados a revendedores locais. Com esse material, que foi doado à ‘Eco Palet’s’, é seguido o rito de produção. A tábua maior, que deve ter a função de cobrir o braço do sofá, é feita redução na espessura da madeira, no formato de dois cilindros, onde são depositados copos, pratos e outros utensílios. As laterais da esteira é feita por ripas de madeira, interligadas por material que lhe dá mobilidade, para que ocupe suavemente o espaço que lhe é destinado, conforme o formato do sofá. Cada peça passa por um processo de acabamento, feito com lixa e verniz.

Toda a produção das peças é feita pelos alunos que integram a mini-empresa. Houve a necessidade, no entanto, de solicitar o trabalho de um marceneiro, para fresar a madeira a fim de ser possível fazer os círculos, numa superfície mais baixa, a fim de garantir segurança aos utensílios que ali forem depositados.

O presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, com os diretores da entidade, travou um diálogo com os estudantes que constituíram a ‘Eco Palet’s’, contribuindo de alguma forma com experiências pessoais. A principal delas foi alertar para o fato de que o mercado é seletivo, isto é, nem todos a quem vão oferecer o seu produto vão comprar as ‘esteiras de sofás’, isso só vai ocorrer de parte daqueles que percebem sua utilidade. É assim com qualquer utilidade colocada nas vitrines e expositores de lojas. Ao final da apresentação, os diretores da ACI elogiaram muito a criatividade dos estudantes do Cruzeiro do Sul e almejaram muito sucesso na comercialização do produto da ‘Eco Palet’s’. Cada peça será vendida a R$ 30,00. A meta é vender 50 unidades, das quais 30 estão em fase de finalização. Essa meta poderá ser ampliada conforme o interesse do público em adquirir esse material.

Participaram da reunião de apresentação da ‘esteira de sofá’ produzida pela mini-empresa ‘Eco Palet’s’ a coordenadora do projeto Junior Achievement em São Luiz Gonzaga, prof. Andreia Borba e as professoras Rosalete Rambo, Mary Antonini e Marlei Antunes e a empresária voluntária Cristiane Vieira Preste, que são conselheiras da diretoria da mini-empresa. O presidente da empresa é o estudante Juliano Fenner.

 

ACI e Sebrae realizam curso de “Gestão Estratégica de Vendas”

Encerra amanhã o curso “Gestão Estratégica de Vendas”, iniciado segunda-feira na ACI, por iniciativa da entidade e o Sebrae. O curso possibilita ao empresário atuar de maneira estratégica para promover as vendas de produtos e serviços e desenvolver a equipe de vendas.

O conteúdo do curso é o seguinte: Analisando o processo de compra do cliente e o de venda da empresa, Planejamento e gerenciamento da equipe de vendas, Atendimento qualificado gera venda diferenciada e Trabalhando para fidelizar o clientes. O curso tem a duração de 16h/aula e consultoria de duas horas nas empresas participantes.

 

Casulos reinaugura sua loja e indústria de uniformes

A Casulos, empreendimento comercial e industrial do empresário Jair Dhein, vai reinaugurar seu estabelecimento nesta quarta-feira, a partir das 15h30min. Foi feita reforma completa no prédio próprio da empresa e adotado novo lay-out na indústria de uniformes e na loja de moda para o público em geral. A Casulos está localizada na Rua Gal. Salvador Pinheiro Machado, no Bairro Duque de Caxias. Jair Dhein integra atualmente a diretoria da ACI.

 

ACI presente na construção do Planejamento Estratégico

O presidente da ACI. Nilton Luís Teixeira está participando da equipe de voluntários que trabalha na elaboração do projeto de Planejamento Estratégico Municipal, trabalho que é coordenado pela prof. Sonia Bressan Vieira, da URI-São Luiz. Nesta quinta-feira será realizado mais um seminário, que exigirá do grupo dedicação durante a tarde, das 13h30min às 17h e à noite, das 19h às 22h.

por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa