ACI pedirá ao Governo Municipal a viabilização do Distrito Industrial
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 26, em sua sede, a ACI solicitou ao vice-prefeito Mário Meira que a Administração do Município faça gestões no sentido de recuperar o domínio sobre os lotes da Área Industrial onde os proprietários não instalaram indústrias. Simultâneamente, solicita que o Município indique área onde as pequenas indústrias possam, de imediato, se instalar adequadamente, tendo em vista a legislação que impede a sua permanência na zona urbana da cidade.
A reunião foi coordenada pelo presidente Sérgio Torres dos Santos e estavam presentes, pela Prefeitura, o vice-prefeito em exercício Mário Meira e o secretário municipal da Administração, Milton Nei Neves do Amaral; pela Câmara Municipal, o presidente Mário Trindade e o vereador Junaro Figueiredo; e, pela ACI, além do presidente da entidade, os diretores Alcio Schneider, Paulo Sério Trauer, Luciana Cavalli Ottoni, Nilton Teixeira e José Grisolia Filho.
A reunião iniciou às 8h30min e encerrou uma hora após. Na abertura, o presidente da ACI, Sérgio Torres dos Santos, disse que a falta de um local com infraestrutura adequada está retardando o processo de industrialização de São Luiz.Citou que temos uma área industrial com apenas duas ou três indústrias, mas nenhum lote vago para oferecer a um investidor ou emprsário que porventura queira se .instalar aqui. Foi lembrado que a Área Industrial de São Luiz resulta de um grande investimento do Poder Público Municipal, porque foi permutada por 200 hectares da antiga Fazenda do Coqueiro. Se considera um dever recuperar esse investimento, pelo alto custo da transação.
A ACI, informou o presidente, se propõe a custear um projeto técnico para a Área Industrial ou em outro local se a atual for considerada inviável pelo Município, a fim de que São Luiz possa socorrer especialmente nossas pequenas indústrias, instaladas na zona urbana e da qual precisam sair.
O vice-prefeito Mario Meira passou todas as informações que tem a respeito da Área Industrial, inclusive o esforço que desenvolveu no mandato 1997/2000, quando foi secretário da Indústria e Comércio do prefeito Alseu Braga, a fim de recuperar o domínio da Área Industrial e até mesmo prolongá-lo até a BR-285, através da aquisição de área nova que seria uma extensão da atual. Informou que esse projeto não foi concretizado em função das dificuldades financeiras que a Prefeitura enfrentava naquela época. Já o secretário municipal da Administração, Milton Nei Neves do Amaral, levou o mapa original da Área Industrial. Ele informou que as tentativas de recuperar a área esbarrou na argumentação dos proprietários de lotes, de que não implantaram indústrias no prazo de dois anos, conforme estabelecido em lei, porque a Prefeitura não ofereceu a infraestrutura mínima que lhe cabia, segundo a mesma lei.
Foram registradas muitas intervenções dos presentes, buscando um encaminhamento à reunião, sendo concluído que a ACI deverá, ainda hoje, se possível, encaminhar ofício ao Prefeito Municipal, solicitando a indicação de área para abrigar as pequenas indústrias que estão instaladas na área urbana da cidade e outras que porventura desejem se estabelecer aqui. A ACI, de sua parte, se propõe a custear projeto técnico na área, a fim de que seja dotada de todas as condições mínimas para o funcionamento de indústrias no local, desde arruamento, pavimentação, água, luz, telefone, internet e outros equipamentos indispensáveis ao funcionamento de negócios.
Legenda A reunião se prolongou durante uma hora e concluiu com um pedido de providências ao Executivo
Crédito da foto ACI – Taciana Foletto