ACI e Caixa Federal vão assinar convênio para financiamento do 13º salário para empresas
A diretoria da ACI aprovou em sua reunião de diretoria desta segunda-feira, dia 24 de agosto, proposta de convênio a ser firmado com a Caixa Econômica Federal, para que essa instituição de crédito faça o financiamento do 13º salário às empresas associadas. O convênio admite abatimento nos custos da operação, para empresas filiadas a ACI.
Novo associado
A ACI tem novo associado. Trata-se da Ludvig & Lopes Ltda., cujo nome fantasia é Q’Útil Materiais de Construção.
Giro pelo Rio Grande
O presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, vai se integrar à comitiva do Sindilojas que irá participar em São Borja, nesta terça-feira, às 17h, do evento “Giro pelo Rio Grande”. A promoção é da Fecomércio/RS.
Formadas duas empresas experimentais através do programa Junior Achievement
Na reunião ordinária de segunda-feira, a diretoria da ACI tomou conhecimento, através da palavra do presidente Nilton Luís Teixeira, de que o programa Junior Achievement foi instalado, neste segundo semestre, em duas escolas de ensino médio da cidade, na Escola Estadual Cruzeiro do Sul e na Escola Básica da URI-São Luiz. Esse programa permite, através de empresas experimentais, os estudantes que as constituem tenham uma vivência bem próxima da realidade do que é o empreendedorismo e o mundo dos negócios. Para instalar a empresa experimental, os alunos de uma determinada classe do ensino médio fazem assembléia geral para formar a empresa e constituir sua diretoria e o quadro de colaboradores e, com o apoio de orientadores – professores e empresários – decidem em torno da criação de um produto, que será fabricado pelo próprio grupo, para ser comercializado. A coordenadora do projeto é a prof. Andréia Borba Brum, da Escola Cruzeiro do Sul, que tem participado do projeto nos últimos anos, oferecendo valiosa contribuição a esse programa.
Através desse programa, objetiva-se despertar vocações à atividade empresarial. Muitas descobertas já foram feitas, especialmente para usar o empreendedorismo, seja qual for a atividade desses jovens no futuro.
São Luiz Gonzaga é uma dos municípios onde esse programa tem sido realizado todos os anos e os resultados poderão ser medidos no futuro, através da performance desses jovens quando se tornarem profissionais em alguma área de atividade, onde certamente serão lideres.
De acordo com o presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, a execução desse programa é um dos compromissos da Associação Comercial e Industrial, porque prepara a renovação de lideres no comércio e na indústria e provoca o crescimento dessas atividades em nosso meio.
Polo Setorial: ACI colabora com o Poder Público Municipal
A diretoria da ACI continua fazendo reuniões com o prefeito Junaro Figueiredo e seus assessores, sobre a criação de um Pólo Setorial, para viabilizar o desenvolvimento de pequenas indústrias, instaladas na zona urbana da cidade, geralmente em extensões das residências de seus proprietários. São pequenas empresas familiares que trabalham em diversos ramos, especialmente o metalúrgico e o mobiliário e que precisam ter espaço para crescer e, ao mesmo tempo, atender a legislação, que proíbe essas atividades em regiões residenciais.
Esse projeto foi alvo de troca de idéias na reunião de segunda-feira, para avaliar o andamento do projeto, que tem tarefas distribuídas entre vários integrantes da diretoria.
por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa