Coordenador do GGI – Gabinete de Gestão Integrada informa sobre projetos de vídeo-monitoramento da cidade
O policial Edison Lisboa, coordenador-executivo do GGI-M – Gabinete de Gestão Integrada Municipal, composto por diversos órgãos municipais, estaduais e federais, se fez presente na reunião ordinária da diretoria da ACI, nesta segunda-feira, dia 8, para informar sobre as gestões para liberação dos recursos destinados ao vídeomonitoramento de São Luiz Gonzaga. Uma destinação é da Enafron – Estratégia Nacional de Segurança Pública de Fronteiras, para instalação de 10 câmeras nesta cidade; e a outra é emenda parlamentar do deputado Fernando Marroni, do PT, no valor de R4 1.000.000,00, que em tese permitiria instalar mais 19 câmeras em São Luiz. Com esses recursos, o coordenador-executivo do GGI-M e o cap. Brum, do 14º BPM, que exerce o cargo de secretário-executivo no GGI-M, elaboraram projeto de videomonitoramento que cobrir todo o centro da cidade, com 29 câmeras. Todavia, esse plano possivelmente que sofrer alterações, disse Edson Lisboa, pois a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP entendeu que como nosso município já foi contemplada com recursos pela Enafron, que versam sobre o mesmo assunto, esta informou que o valor da emenda do deputado Marroni só poderá ser utilizada como complementação. Nesse caso, haverá um aproveitamento apenas parcial da emenda do referido parlamentar, mas ainda não se sabe em que expressão, porém estes dados estão sendo buscados junto ao Deputado e pleiteado que seja destinado em sua totalidade.
Lisboa informou que a licitação do projeto da Enafron para São Luiz, foi transferido, porque o titular do pregão pediu explicações técnicas do projeto, para a Secretaria da Segurança Pública, que só agora estão sendo concluídas. Lisboa entende que ainda existe espaço para a licitação sair este mês, salientando que 40 dias após poderá ser feita a aquisição das 10 câmeras previstas nesse projeto.
Quanto aos recursos da emenda parlamentar do deputado Marroni, falta um termo de cooperação com a Secretaria da Segurança Pública, o que estará pronto até o final deste mês. Também está faltando informação de sustentação técnica do projeto. Explicou que as limitações impostas pela SENASP determinou alterações técnicas no projeto de vídeomonitoramento da cidade, realidade que passou a exigir nova especificação do projeto. De acordo com Edison Lisboa, foram mantidos os 29 pontos e se for necessário reduções levará em conta uma escala de prioridades, isto é, foi estabelecida as que são essenciais como aquelas que devem permanecer em caso de redução do projeto original.
Edson Lisboa disse que as câmeras a serem instaladas na cidade terão sistema próprio, isto é, não está prevista a utilização de postes da rede elétrica, por exemplo. Salientou que as câmeras terão sistemas anti-furto e anti-depredação. Lisboa permanecerá dois dias em Porto Alegre, possivelmente esta semana, para desatar nós que possam estar travando a liberação dos dois projetos de vídeo-monitoramento da cidade.
Saiu o Índice Provisório do Retorno do ICMS para os Municípios
A Secretaria da Fazenda do Estado liberou o Índice Provisório do Retorno do ICMS para os municípios gaúchos em 2015. O Secretário Municipal da Fazenda, Marcelo Fiess, presente na reunião, informou a boa notícia de que o índice de São Luiz teve um aumento de 6,6% em relação ao vigente este ano, o que poderá significar um ingresso a maior de R$ 1 milhão. O Índice de Retorno do ICMS de 2014 é 0,223332, com o qual ocupa o 85º lugar no ranking dos 497 municípios gaúchos. Com o aumento mencionado, o índice de São Luiz para 2015 será de 0,238047, o que coloca este município em 78º lugar no ranking dos municípios gaúchos. O Índice ainda passará por revisão, mas normalmente não sofre grandes alterações. É um espaço que se abre para os municípios apresentarem recursos que reforcem seu v alor adicionado, o que São Luiz também deverá fazer, até mesmo para segurar o resultado já alcançado.
Rádio São Luiz promove painel tendo como tema o Desenvolvimento Econômico, Cultural e Social do Município
A Rádio São Luiz está desenvolvendo em todos os municípios de sua área de cobertura, o “Painel Olho Vivo”, para abrir debates em torno do desenvolvimento econômico, cultural e social desta região, por município. O presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, vai participar desse programa, previsto para ter lugar nesta terça-feira, dia 9, às 19h, no auditório da URI-São Luiz. Os debatedores convidados são o prefeito Junaro Figueiredo, o presidente da Câmara de Vereadores Reni Rodrigues Lopes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Giovani Hoff, o presidente do Sindicato Rural, Maurício Marques Caíno, representante da URI mais os acadêmicos do curso de Administração de Empresas, o presidente do Sindilojas, Nelson Faleiro e o presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira.
Decorpore lança seu 8º Catálogo de Lançamentos
A diretoria da ACI recebeu um exemplar do 8º Catálogo de Lançamentos da Decorpore, indústria de moda fitness em São Luiz Gonzaga. Os diretores elogiaram a qualidade das criações apresentadas no referido catálogo.
RS Tintas inaugura nova sede
A empresa RS Tintas enviou convite à ACI, para estar presente na cerimônia de inauguração de sua nova sede, no dia 13 do corrente, às 9h30min, na Rua Salvador Pinheiro Machado, 1798.
Reunião vai estudar viabilidade econômica para reativação do trecho ferroviário São Luiz/Santo Ângelo
O gabinete do prefeito Junaro Figueiredo convidou a ACI para se fazer presente em reunião a ter lugar nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, no salão nobre da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, relacionada ao estudo de viabilidade econômica para reativação do trecho ferroviário São Luiz Gonzaga/Santo Ângelo. Essa reunião foi definida pela América Latina Logística – ALL, com o Ministério Pública e a Prefeitura local.
Por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa