Vereadora conclui que novo projeto de lei do estacionamento rotativo não reflete realidade local
A vereadora Carina Cassol (PDT) compareceu na reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial, segunda-feira, para exposição em torno do projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores, que altera a lei municipal já existente. De acordo com a Administração Municipal, a nova estrutura estabelecida pelo projeto de lei que modifica vários pontos da legislação, visa atrair empresas à participação na licitação do referido serviço. Em três licitações feitas até agora, não surgiram empresas interessadas em assumir a administração do estacionamento rotativo. A Administração Municipal informou que o motivo seria o pouco número de vagas para locação (600) e o valor cobrado. Para resolver esse impasse, o Município fez novo projeto de lei corrigindo para 1.100 o número de espaços para estacionamento pago, além de aumento na tabela.
Em sua exposição na ACI, a vereadora Carina Cassol fez contato telefônico com as empresas que são concessionárias do estacionamento rotativo em Palmeira das Missões, Panambi, Santiago, São Borja, Cruz Alta, Santa Rosa,Santo Ângelo e Santa Maria. De acordo com o levantamento feito pela vereadora, quase na totalidade dos municípios pesquisados, são 600 asvagas para locação do estacionamento.
Estes são os números apresentados pela vereadora:
PALM EIRA DAS MISSÕES – População: 34.974 habitantes; frota de veículos leves, 12.048; vagas pagas, 597. Empresa: BR Parking
PANAMBI – População: 41.148 habitantes; frota de veículos, 17.938; vagas pagas, 600. Serviço administrado pelo Município.
SANTIAGO – População, 50.635 habitantes;frota de veículos, 16.622; vagas pagas, 600. Empresa: CWF.
SÃO BORJA – População: 62.990 habitantes; frota de veículos: 18.203; vagas pagas, 600. Empresa: Reck Parking.
CRUZ ALTA – População: 63.776 habitantes; frota de veículos: 20.857; vagas pagas, 600. Empresa: BR Parking.
SANTA ROSA – População: 72.240 habitantes; frota de veículos, 29.111; vagas pagas, 1.000. Empresa: BR Parking.
SANTO ÂNGELO – População: 78.976 habitantes; frota de veículos, 27.614; vagas pagas, 600. Empresa: Reck Parking.
SANTA MARIA – População: 276.108 habitantes; frota de veículos 91.145; vagas pagas, 1.000. Empresa: Reck Parking.
SÃO LUIZ GONZAGA – População: 35.193 habitantes; frota de veículos leves, 10.684; vagas pagas, 600 aprovadas/novo projeto 1.100.
Por outro lado, na resumo entregue pela vereadora à ACI, todas as informações fornecidas nos municípios consultados, tem o nome do informante e o telefone.
E o secretário da Administração, Alex Rodrigo Nunes, disse que vai se informar sobre o levantamento feito pela vereadora Carina Cassol, ao mesmo tempo que confirmou as informações colhidas junto às Prefeituras. Já a pesquisa da vereadora, foi com os gerentes das empresas concessionárias do serviço.
Alex informou à assessoria de imprensa da ACI que com 600 vagas de estacionamento para locação, foram feitas três licitações do estacionamento rotativo em São Luiz e que todas elas não tiveram candidatos. Citou que uma empresa apresentou razões para o cancelamento de uma dessas licitações e todas as observações feitas foram consideradas oportunas e foram levadas em conta na formatação do novo edital de licitação, que continuou sem pretendentes. Em vista disso, afirmou Alex, a Prefeitura foi atrás e a informação recebida era que era preciso melhorar a tabela e aumentar o número de vagas para locação. As duas pretensões foram atendidas no novo projeto de lei encaminhado à Câmara.
A vereadora Carina Cassol informou que a Mesa Diretora da Câmara, embora tenha recebido o projeto de lei que reformula o estacionamento rotativo, ainda não foi incluído na ordem do dia. E disse que o novo projeto de lei, nos termos em que foi enviado à Câmara, dificilmente terá aprovação no Legislativo Municipal.
Novo gerente de Pessoa Jurídica ao Banrisul visitou a ACI
Na reunião de segunda-feira, a diretoria da Associação Comercial e Industrial recebeu a visita do novo gerente de relacionamento do Banrisul com Pessoas Jurídicas, Charles Weller. Na sua visita, de apresentação aos empresários, o novo titular de Pessoa Jurídica no Banrisul informou que deseja prestar o melhor atendimento às empresas locais, devendo nos próximos dias iniciar a visitação aos clientes da agência. Charles procede de Ijuí e deverá fixar residência em São Luiz Gonzaga. Em nome da entidade, o presidente Carlos Alberto Dutra desejou que aqui encontre toda a motivação para o trabalho, almejando ainda plena integração com a comunidade.
Posse da nova diretoria da ACI será dia 14, na casa de festas “Aquarela”
O presidente Carlos Alberto Dutra que a posse da nova diretoria da ACI, a ser presidida por Cristina Moraes Neves Anes, será empossada durante jantar a ter lugar dia 14 do corrente, no casa de festas Aquarela. Cada empresa associada receberá um ingresso gratuitamente e os demais serão colocados ao preço de R$ 30,00, já incluída a sobremesa.
Uergs: 15 anos
O presidente da ACI, Carlos Alberto Dutra, confirmou a sua presença no jantar, dia 7, quinta-feira, no CTG Galpão de Estância, para comemorar o 15º aniversário de fundação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. São Luiz Gonzaga é sede de uma de suas unidades, que muito tem contribuído com esta região, oferecendo ensino de qualidade. Inclusive, deverá colocar em funcionamento, no próximo ano, o curso de Agronomia. A participação no jantar comemorativo é por adesão, a R$ 20,00 por pessoa.
Consulta Popular
Desde terça-feira, 5, até quinta-feira, 7, ser realiza em todo o Estado a Consulta Popular do governo do Estado, para eleger as prioridades de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesta região, o Corede Missões, com o apoio dos Comudes nos municípios, fez a mobilização dos moradores, para que votem. A cédula única tem 10 demandas e o eleitor poderá votar em apenas uma delas. O Comude de são Luiz foi o que colocou mais demandas na cédula única, cinco, as de números 1, 3, 4, 9 e 10.
O voto será apenas eletrônico, mas as mesas de votação serão montadas, para voto através do computador. Também estão habilitados vários telefones celulares. Nas escolas, prédios públicos e entidades, os interessados em votar terão toda a orientação necessária para exercer a sua cidadania. A ACI terá um computador preparado para o voto dos eleitores de São Luiz, bem como vários celulares habilitados para o voto através de aplicativo.
por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa