SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Reunião ACI 04/02/2013

 

Notícias da ACI

Diretoria da ACI retoma rotina de reuniões semanais, lembrando que este ano se realiza edição da Expo São Luiz

Após o recesso de janeiro, a diretoria da ACI retomou segunda-feira, dia 4 de fevereiro, sua rotina de reuniões semanais. O presidente da entidade, Sérgio Torres dos Santos, saudou os integrantes da diretoria, lembrando que em 2013 será realizada mais uma edição da Expo São Luiz, evento de divulgação institucional de São Luiz Gonzaga. Essa exposição se realiza de dois em dois anos e seu objetivo é transmitir ao público a imagem de um município realizador, desenvolvimentista, criador de oportunidades e pronto para assumir desafios que gerem negócios. A ACI foi uma das entidades que, com o Executivo e o Legislativo Municipal, assumiram esse evento. As demais entidades promotoras são o Sindilojas e o Sindicato Rural.
A Expo São Luiz vai se realizar de 2 a 6 de outubro deste ano, no parque de exposições do Sindicato Rural.

A sucessão na Cotrijuí

Atendendo pedido do presidente da ACI, o senhor Alcio Schneider, gerente executivo do Frigorífico da Cotrijui em nossa cidade, fez exposição em torno da sucesso naquela entidade, que a ACI acompanha com atenção tendo em vista ser a empresa controladora do frigorífico existente em São Luiz, o maior empregador da cidade. Alcio Schneider informou que concorrerão duas chapas, uma representando a situação e outra a oposição. A chapa da situação está renovada, sem a presença de integrantes da atual diretoria. Na segunda-feira, se realizou a primeira parte da assembleia, de apresentação e votação da prestação de contas do exercício de 2012. Nesta terça-feira se realiza a eleição e, na quarta-feira, a posse dos eleitos.

A  sucessão na Coopatrigo

O presidente da Coopatrigo, Paulo Cezar Vieira Pires, que também integra a diretoria da ACI, informou sobre as razões que o levaram a desistir de concorrer novamente a presidente da Cooperativa. Sua decisão teve o objetivo de evitar competição na entidade, a fim de que a transição ocorra sem traumas. Informou que entregará a entidade ao seu sucessor (o candidato da situação é Ivo de Souza Batista, atual vice-presidente) em situação de perfeito equilíbrio financeiro. Destacou que em 11 anos, do período em que presidiu, a Coopatrigo destinou retorno aos seus associados no valor de R$ 29 milhões e 600 mil, valor que corresponde à metade do seu patrimônio, estimado em R$ 60 milhões. Informou que a assembleia de eleição da nova diretoria está marcada, em princípio, para se realizar dia 27 de março, motivo porque considera que está findo o seu mandato na diretoria da ACI, tendo em vista que deixará de ter condições legais de permanecer na diretoria sem integrar os quadros da Cooperativa. Informou que vai entrar em férias nos próximos dias, para voltar às atividades somente em março. O presidente da ACI, Sérgio Torres dos Santos, destacou a colaboração de Paulo Pires à entidade, lembrando sua condição de primeiro presidente da Expo São Luiz, em 2008, na nova fase desse evento. Ainda manifestou seu desejo de que, até o final de março, Paulo Pires tenha condições de participar das reuniões semanais da entidade.

Dificuldades na AGSL

José Antônio Flach Werle, dirigente da AGSL, deu conhecimento aos diretores da ACI das dificuldades que enfrenta a Associação Grande São Luiz para participar do campeonato gaúcho de futsal, série Ouro, onde tem aparecido com grande brilho, destacando nossa cidade na comunhão gaúcha. Revelou o dirigente da AGSL que está difícil a renovação da parceria com a Escola Cruzeiro do Sul, que cedia espaço em seus alojamentos, para seis atletas oriundos de outras cidades. Através dessa parceria, no ano passado a AGSL fez doação ao CPM de uma moto nova. Revelou que segunda-feira houve reunião na Prefeitura, com o prefeito Junaro e o Coordenador da 32ª CRE, prof. Airton Ávila da Cruz, quando essas autoridades foram informadas das dificuldades para manter a AGSL em campo em 2013. Essa questão poderá ser decidida esta semana, informou, adiantando que o clube não tem condições de acrescentar essa despesa ao seu orçamento, através do aluguel de uma casa.

Relatórios das atividades da ACI

O contador da ACI, Cirino Calistrato Rebello, deu conhecimento dos relatórios da entidade. O escritório da Junta Comercial, por exemplo, prestou 623 atendimentos, através do encaminhamento de contratos para registro em Porto Alegre, bem como fazendo o recebimento de livros fiscais das empresas.

O SCPC continua com seus serviços em expansão, inclusive com maior prestação no seu atendimento às empresas filiadas.

Foi feita a leitura do balancete da entidade referente ao mês de dezembro e feito um relatório das obras de reconstrução da secretaria da ACI, o que inclui o SCPC. De acordo com o gerente da reforma, a obra poderá estar pronta em duas semanas. O início foi em novembro.

Convites para caminhada em homenagem às vítimas da tragédia de Santa Maria

A diretoria determinou à secretaria da ACI, enviar e-mail a todos os associados, convidando empresários e seus funcionários a se fazerem presentes na caminhada desta terça-feira, dia 5, a partir das 20h, em homenagem às vítimas da tragédia de Santa Maria, onde morreram até agora 237 pessoas e mais de 90 estão hospitalizados. A iniciativa dessa caminhada é da UERGS e seus alunos.

Apoio à Júnior Achievemente

O presidente Sérgio Torres dos Santos disse que a diretoria precisa mobilizar as empresas associadas, a fim de que forneçam executivos para atuarem como conselheiros das empresas experimentais que o programa Junior Achievement pretende implantar em escolas de São Luiz para treinar os jovens à atividade empresarial. Muitos executivos de empresas se descobriram vocacionados para essa atividades, através de empresas experimentais. Em cada uma dessas empresas, é preciso quatro pessoas atuando como conselheiros dos jovens, nas suas ações. Sem essa adesão, as empresas experimentais não podem ser instaladas. Quem desejar fazer essa contribuição, poderá manifestar-se à ACI, pelo fone 3352-4500.

José Grisólia Filho e Genaro Caetano, assessores de imprensa da ACI.