SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Reformas no Aeroporto esperam encaminhamento

 

Fauzi Ramadan, presidente do Aeroclube de São Luiz Gonzaga e diretor da ACI, destacou na reunião da entidade, segunda-feira, que o projeto referente a implantação da Avenida Jayme Caetano Braun, da cidade até o aeroporto, a construção de nova estação de passageiros, a ampliação e pavimentação da pista de pouso e decolagem e a reforma das demais instalações existentes, devem ser precedidas pelo encaminhamento dos projetos de engenharia, que precisam ser contratados com engenheiros. Até o momento o Aeroclube conta com o plano altimétrico da nova Avenida Jayme Caetano Braun, que vai interligar a cidade com o aeroporto, elaborado pela Eletrosul, como contribuição à cidade.

Além disso, esses investimentos são de grande monta e só podem ser realizadas com recursos públicos do governo federal, questão que foi colocada em pauta pelos diretores da ACI presentes na reunião. A reforma abrange diversos pontos: ampliação da pista de pouso e decolagem, melhoramento do acesso ao aeroporto e aumento da área de terminal de passageiros. Fauzi destacou uma sugestão que recebeu, para que os projetos técnicos sejam segmentados, por área, visando a possibilidade de serem encaminhados para vários ministérios. A presidenta do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de São Luiz, Sonia Bressan Vieira, ressaltou que, assim, as obras de menor custo, como a nova estação de passageiros, poderiam ser incluídas como prioridades na próxima Consulta Popular.

Fauzi Ramadan disse que São Luiz tendo um aeroporto qualificado, poderá ter novamente linha aérea regular com Porto Alegre e São Paulo, especialmente em função de novos projetos que vão se instalar em São Luiz, como é o caso da Norobios e, na região, a hidrelétrica de Garabi, afora a Eletrosul, que vai permanecer na região, mesmo após a construção da hidrelétrica do Passo São João, no Rio Ijuí, tendo em vista que vai administrar aquela geradora de eletricidade, bem como a subestação de São Luiz Gonzaga, adquirida pela estatal e está sendo transformada em grande repassadora de energia elétrica ao sistema elétrico nacional.

Fonte: Genaro Caetano