SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Recorde na produção de soja pode favorecer reativação da Malha Ferroviária em São Luiz

 

A questão referente à malha ferroviária do município de São Luiz Gonzaga foi colocada em pauta na reunião desta última segunda-feira 10, quando o presidente da ACI, José Antônio Flach Werle, solicitou ao diretor da ACI, Paulo Cezar Vieira Pires, parecer sobre a produção de soja na área de abrangência da Coopatrigo.

Segundo Paulo Pires, que também ocupa o cargo de presidente da Coopatrigo, a Cooperativa registrou o recebimento de mais de 3 milhões de sacas, devendo chegar a 3mmilhões e 200 mil até o final da colheita. Esta foi a maior performance da Coopatrigo, até hoje, na microrregião de São Luiz, no recebimento de uma safra de grãos. O maior volume de grãos recebido, até então, tinha sido de 2 milhões e 500 mil sacas de soja. Paulo Pires ainda declarou que todos os municípios da abrangência da Coopatrigo registraram recorde na produção de grãos.

O presidente José Antônio Flach Werle trouxe para conhecimento dos demais diretores, que a América Latina Logística (ALL) pretende realizar projeto de reativação da malha ferroviária em São Luiz até o ano de 2011.

O diretor da ACI e também responsável pela gestão da unidade são-luizense do frigorífico da Cotrijui, Alcio Schneider, declarou que a ALL lançou convite a Cotrijui, para que a mesma se fizesse presente em duas reuniões, na cidade de Santiago e São Borja, ambas promovidas pelo deputado Luis Carlos Heinze (PP), onde foi debatido o uso da malha ferroviária para o escoamento da safra de grãos da região.

Os diretores discutiram várias possibilidades a respeito da possível reativação da malha ferroviária: distribuição, transporte, qualidade do material usado na reforma etc. A alta produtividade de soja, não só em São Luiz como nas áreas de abrangência da Coopatrigo, favorece ainda mais a reativação dos caminhos ferroviários nestas localidades.

Fonte: Genaro Caetano