SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Projeto de Lei de novo Distrito Industrial em São Luiz será encaminhado à Câmara de Vereadores


Momento da reunião na ACI, ontem à tarde, em que foi definido novo Distrito Industrial para São Luiz

O prefeito Junaro Figueiredo e o secretário Municipal da Administração, Alex Rodrigo Nunes, reuniram-se ontem, no início da tarde, com a diretoria da ACI, a fim de fazer a última discussão em torno do Projeto de Lei a ser encaminhado na próxima semana à Câmara de Vereadores, de criação de um novo Distrito Industrial em São Luiz Gonzaga.

Essa iniciativa se inspirou na necessidade de diversas pequenas indústrias, instaladas na zona residencial da cidade, serem transferidas para área apropriada às suas atividades, tendo em vista a existência de legislação que impede a sua presença junto a residências, em função dos elementos poluidores que libera, seja pelo som elevado de máquinas e os resíduos resultantes do processo de beneficiamento, entre outros fatores.

Na verdade, são pequenos negócios que inclusive estão com seu crescimento travado, porque são instalados em galpões e até mesmo em extensões do prédio residencial do empreendedor, sem espaço para ampliações. Mas atualmente, a maior preocupação desses empreendedores é a legislação que exige nova localização para essas indústrias familiares.

A ACI, conhecendo a situação das empresas familiares mencionadas, procurou o prefeito Junaro Figueiredo para, em conjunto com a entidade, trabalhar em favor de uma alternativa que permita a continuidade dessas pequenas indústrias, até porque é o sustento para seus titulares e também para os funcionários. Várias reuniões foram realizadas e visitas feitas a Municípios vizinhos, entre os quais Santa Rosa, para conhecer as soluções encontradas em casos semelhantes ao existente em São Luiz. Como resultado do conhecimento adquirido, foi decidido implantar novo Distrito Industrial em São Luiz, em princípio, para atender as indústrias familiares instaladas na zona residencial da cidade. Mas o projeto evoluiu, como fruto da discussão e resultou ampliado para atrair empreendimentos novos de empreendedores locais e de outras cidades.

Com o apoio da URI-São Luiz e da Associação dos Engenheiros, foram elaboradas plantas baixas do Distrito Industrial, que ocupará área de cinco hectares do Município. E obedecendo traçado padrão para projetos dessa natureza, foram criados 33 lotes, com formatos diferenciados, a fim de atender pequenas e médias empresas. O prefeito Junaro Figueiredo, o presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, e o secretário da Administração, Alex Rodrigo Nunes, conduziram os debates e troca de ideias sobre questões pontuais, como a criação de um Conselho de Desenvolvimento Industrial, com finalidade consultiva e de assessoramento. As indústrias que adquirirem lotes, terão um ano de prazo para iniciar a construção do prédio industrial e dois anos para iniciar atividades.

O Executivo Municipal, de posse de todas as informações, deverá elaborar o Projeto de Lei criando o novo Distrito Industrial, que será entregue na Câmara de Vereadores quarta-feira próxima, às 11h30min, por uma comissão formada pelo Poder Executivo e a ACI.

 

por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa