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Nestor Tissot explicou seu sucesso à frente da Prefeitura de Gramado

 Palestrante relatou projeto que o elegeu “Prefeito Empreendedor 2013/14”, pelo Sebrae

Um público de 100 pessoas assistiu quinta-feira a noite na AABB, a palestra do prefeito Nestor Tissot, de Gramado, eleito prefeito empreendedor do Estado e da Região Sul do Brasil, em promoção do Sebrae, no período administrativo 2013/2014, A iniciativa da palestra foi da ACI. O propósito da entidade, informou o presidente Nilton Luís Teixeira, é semear a prática da inovação no serviço público e na iniciativa privada em São Luiz Gonzaga, para que seja constante e permanente o uso da criatividade para chegar a projetos realmente transformadores, capazes de semear mudanças positivas na comunidade e gerar o desenvolvimento local, aspiração máxima dos municípios.
INOVAÇÃO – O projeto do prefeito Nestor Tissot, eleito pelo Sebrae, tem a denominação de “Pequenas Empresas dentro dos grandes eventos”. O mandatário de Gramado abriu sua palestra explicando como tudo aconteceu. Disse que seu município, por iniciativa da comunidade, realiza o Natal Luz de Gramado há vários anos, assim como outros eventos, como o Chocofest, o Festival de Cinema, a Festa da Colônia. Até recentemente, todos esses eventos eram organizados por comissões comunitárias. No entanto, o Ministério Público entendeu que essas iniciativas cabiam ao Poder Público Municipal e representou na Justiça, que determinou à Prefeitura de Gramado assumir a sua realização.
ORGANIZAÇÃO – Nestor Tissot disse que essa decisão causou grande preocupação, porque o ano já estava em curso e o Natal Luz de Gramado já se constituía em evento da maior importância para a economia local, atraindo milhares e milhares de visitantes todos os anos. Era preciso tomar decisões imediatas. Era preciso saber quem era mobilizado todos os anos para realizar toda a montagem dos eventos que constituem o Natal Luz de Gramado.
A informação era de que era trabalho de centenas de pessoas, cada uma na sua área, todos oriundos da informalidade. Eram pessoas que colocavam suas habilidades a serviço do projeto, informalmente, o que é vedado no serviço público. Foi preciso reunir todo esse contingente humano e explicar que todos precisariam organizar-se como empresas, a fim de participar das licitações para contratação de serviços especializados e receber valores pela prestação do serviço, mediante emissão da competente nota fiscal. Tratava-se de uma exigência nova, desconhecida de praticamente todos e foi preciso criar um grupo de trabalho para dar suporte administrativo ao esforço para retirá-los da informalidade, cada um criando sua MEI – Micro Empresa Individual.
HABILIDADES – Desta forma, bordadeiras, costureiras, marceneiros, pintores, estilistas, produtores de adereços diversos e até mesmo o pessoal que empurra os carros alegóricos, montaram suas empresas e tiveram condições de ser fornecedores der serviços ao Natal Luz de Gramado, gerenciado por uma Autarquia Municipal, a Gramadotur, criada para cumprir esse papel. Para isso, a Prefeitura abriu 100

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licitações, segmentadas para cada área. Em conseqüência, o Natal Luz de Gramado que antes era realizado por um grupo restrito de fornecedores, com trabalhadores temporários, passou a ser contratado diretamente com os operadores, produzindo enorme distribuição de renda, através do pagamento pela prestação de serviços diretamente às microempresas criadas. Em resumo, toda a montagem do Natal Luz passou a ser contratada por licitação. Desta forma, as micro-empresas organizadas passaram a ser fornecedores de serviços também para outros eventos da comunidade e cidades vizinhas, consolidando a estrutura legal montada por inspiração da Prefeitura de Gramado.

Nestor Tissot destacou que um Conselho Municipal da Administração, formado por três representantes do Poder Público e seis da iniciativa privada, tinha a função de ouvidoria das partes, para propor harmonização e entendimento e ainda correção de rumos onde isso era necessário.
Como resultado, o evento cresceu e já tem um público de 1,5 milhão de visitantes a Gramado nos 72 dias de apresentação do Natal Luz, que é um conjunto de ações e projetos que envolvem toda a comunidade, criando na cidade um estado de encantamento que tem um efeito multiplicador que domina emocionalmente os visitantes.
EXEMPLOS – Como conseqüência dessa organização, foram criadas em Gramado uma Escola de Artes, que desenvolve vocações artísticas em diversas áreas e lá já atuam, ministrando cursos, 14 Micro Empresas Individuais. A Orquestra Sinfônica de Gramado, formada a partir de integrantes de bandas das escolas, já tem 30 componentes pagos pela sua prestação de serviços  através de suas Micro Empresas., o que inclui retribuição na forma de aulas a  crianças e adolescentes como iniciação ao mundo da música, o que permitiu criar a Orquestra Sinfônica Jovem de Gramado. E no Barracão do Grande Desfile, onde é feita toda a caracterização da apresentação, já atuam 40 micro empresas. Tem ainda a Griffe Natal Luz, que são as lembranças vendidas aos visitantes, trabalho de 30 micro empresas. Nestor Tissot salientou que tudo funciona bem porque a Prefeitura faz os pagamentos rigorosamente nos prazos acordados.
REINVENTAR – O prefeito gramadense salientou que cada edição do Natal Luz é montada como algo novo, não pode ser apenas uma repetição do que ocorreu na anterior, até porque boa parte do público vai todos os anos a Gramado para assistir essa promoção. A reinvenção do Natal Luz é o processo inicial de montagem do evento, a cada ano. Nestor Tissot disse que o modelo adotado em Gramado inspira-se no existente em Barcelona, na Espanha. O palestrante respondeu perguntas da vereadora Carina Cassol (PDT) e do secretário municipal da Administração, Itamar Baptista Chagas. Ao final da palestra, o presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, fez entrega a Nestor Tissot, da escultura “Contra todos os Ventos”, criação do artista são-luizense Vinicius Ribeiro, como lembrança de São Luiz Gonzaga.

Fonte: José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa