Concorrida cerimônia, realizada quarta-feira a noite no parque de exposições do Sindicato Rural, marcou o lançamento da Expo-São Luiz, evento de divulgação institucional deste município, que terá seu desenrolar de 25 a 28 de setembro, nesse mesmo local.
Mais de 300 pessoas acompanharam a solenidade, aberta com o canto do Hino Riograndense, em apresentação solo da interprete Luiza Caterine. O momento seguinte foi a palestra do vice-presidente da RBS, Afonso Antunes da Motta, que impressionou pela qualidade das informações transmitidas sobre o tema ‘Pensando o futuro e o agronegócio brasileiro’.
Em seguida, o presidente da Expo-São Luiz, engenheiro agrônomo Paulo Cezar Vieira Pires, fez pronunciamento destacando o desejo da comunidade de se reintegrar entre os realizadores de grandes eventos na região, motivada pelo momento atual, marcado pelo lançamento de iniciativas que terão grande repercussão em São Luiz e na região. Referiu-se ao projeto da cana-de-açúcar, que está sendo introduzida aqui para ser matéria prima de uma usina produtora de etanol (álcool combustível). Trata-se de iniciativa de produtores rurais de São Luiz Gonzaga, que conquistou o apoio de importantes investidores do Estado, hoje associados na realização desse empreendimento. Também citou a introdução da suinocultura em nossa microrregião, através da implantação de um matrizeiro de suínos pela Coopatrigo, que distribuirá leitões aos agricultores associados, cuja terminação será feita em suas propriedades, quando serão entregues no Frigorífico da Cotrijuí, para abate.
Citou também o programa de fomento à produção de leite, em toda a área de atuação da Coopatrigo, destinada à beneficiadora do produto, em Cruz Alta, empreendimento da CCGL a qual São Luiz está integrado. A produção leiteira e a suinocultura, surgem para melhorar a renda dos produtores, especialmente a agricultura familiar. Outra iniciativa marcante, explicou o orador, é a produção de biodiesel, iniciativa da Brasil Ecodiesel, que coloca em nossa matriz produtiva duas novas culturas, o girassol e a mamona, especialmente a primeira.
Desta forma, assinalou Paulo Pires, nossa base agrícola está sendo enriquecida pela cana-de-açúcar, a suinocultura, o girassol e a mamona e, ainda, o leite. São valores transformadores da realidade local, colocando São Luiz Gonzada em situação impar, excepcional. Naturalmente ainda estamos em processo de consolidação desses avanços e a Expo-São Luiz, disse o presidente Paulo Cezar Vieira Pires, deve refletir essa nova realidade que surge no horizonte do município, assim explicando o slogan do evento, ” O Desenvolvimento em suas Mãos”.
Paulo Cezar Vieira Pires colocou a Expo-São Luiz como instrumento de divulgação de toda a região, para que seja uma síntese das iniciativas que mudam a região.
Salientou as duas hidrelétricas que estão sendo construídas no Rio Ijuí, uma no Passo São João, pela Eletrosul e outra no Passo São José, como iniciativas governamentais da maior importância para o desenvolvimento regional, que também sinalizam o que será a obra de construção da hidrelétrica de Garabi, em Garruchos, uma realidade a ser consolidada a curto e médio prazo.
Durante o seu pronunciamento, Paulo Pires apresentou a diretoria executiva da Expo-São Luiz, que preside: José Antônio Flach Werle (Pity), Paulo Trauer, Sérgio Torres dos Santos, Maria do Carmo Flores, Marcio Ten Caten, Luciana Cavalli Ottoni, J<osé Valdir Nascimento, José Grisolia Filho e Taciana de Carli Foletto. Também se integram a esse grupo, os presidentes da ACI e do Sindicato Rural, respectivamente Luiz Oneide Nonemacher e Aparício Gonçalves dos Santos e, ainda, a JR Assessoria de Marketing, empresa contratada pela Expo-São Luiz.
A Expo-São Luiz é um empreendimento da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, ACI, Sindilojas e Sindicato Rural.
MENSAGEM DO PREFEITO – O prefeito Vicente Diel manifestou-se a seguir, assegurando o total apoio da Administração Municipal. Disse que a Expo-São Luiz vai refletir a união da comunidade na realização de vários projetos que, pela sua envergadura e abrangência, vão gerar muitos outros, permitindo a muitas pessoas, com espírito empreendedor, realizarem iniciativas em várias áreas. Agradeceu a presença dos prefeitos, vereadores e representantes dos municípios da região, dos empresários, produtores e demais representantes da comunidade, destacando os voluntários que assumiram a realização da Expo-São Luiz, “por amor à cidade”.
Zip Comunicação apresenta video da Expo-São Luiz.
A Zip Comunicação, empresa do publicitário Adilson Damião e da jornalista Juliana Dall’Aqua, apresentou um impactante video sobre a Expo-São Luiz. Usou texto e imagens para passar ao público o valor da criação e da transformação de realidades, em função das mudanças que se operam no cotidiano, com novas exigências e valores.
Em seguida, ancorada em texto adequado, passou imagens de São Luiz e da região, mostrando valores positivos, inclusive as obras de construção de hidrelétricas no Rio Ijuí. Em seguida fixou-se na ilustração da economia local, do que já temos e estamos construindo, formando um mosaico de oportunidades e expectativas desde o setor primário, até o comércio e a indústria. O painel, com todas essas plataformas, resulta construído, com mãos que a sustentam, uma em cima e outra embaixo, produzindo um grande efeito.
Apresentado o plano diretor do Parque de Exposições
A Expo-São Luiz vai inaugurar o novo plano diretor do Parque de Exposições do Sindicato Rural. O projeto foi montado pelo engenheiro José Antônio Flach Werle, juntamente com o setor de engenharia e a secretaria de Obras da Prefeitura, que está executando a implantação. A melhor distribuição de espaços dobrou o aproveitamento da área.
Durante a cerimônia de lançamento e o coquetel servido a seguir, diretores da Expo-São Luiz já estavam fazendo vendas de espaços às empresas presentes. Muitos negócios foram fechados e, segundo o presidente da ACI, Luiz Oneide, as vendas devem ser concluídas em 30 dias.
Autoridades presentes no lançamento da Expo-São Luiz
Prefeito Vicente Diel; presidente da Câmara de Vereadores, Celestino Stragliotto; prefeito de São Nicolau, Antonio Joceli Cardoso e esposa; prefeito de Caibaté, Sergio Birck; prefeito de Mato Queimado, Nelson Hentz; Ronaldo Bauer Lessa, gerente da Eletrosul e esposa; Gerson Fernandes, representante do Sindilojas; Hermes Marchetti, presidente do Sicredi Missões; Maria Helena Faleiro, delegada do CRC; João Renato Toniazzo, representante do deputado Jerônimo Goergen; sgto. PM Carlos Ferreira, Comandante do Grupo de Proteção Ambiental; Sélia Sasso de Morais, presidente do Centro de Criatividade; Nely Oliveira, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer; Diamantino Marques dos Santos, presidente da Cermissões; vereadores Sidney Brondani (PP), Aldimar Pereira Machado (PSDB) e esposa e Francisco Rodrigues Lourenço (PDT), este representando o deputado Adroaldo Loureiro; major Lizandro de Sá, representando o comando do 4º RCB; Sonia Bressan Vieira, diretora geral da URI-São Luiz; Pedro Plinio Vieira Marques e Valdinei Donato, da Norobios e da Canasul Participações S/A; Manuel Barcelos, presidente da ACI de Santo Antônio das Missões; Ana Tereza Cavalheiro Pires, coordenadora da 32ª CRE; major Eglair Moisés de Oliveira Chaves, comandante do 14º BPM; Ivone Avila, representante do Instituto Histórico e Geográfico; Vereador Beto Nascimento, representante da Câmara de Vereadores de Bossoroca; Renati Brandão, coordenadora do SESC; Lessania Brondani Lopes, do SENAC; Zilda Batista, patroa do CTG Galpão de Estância; Révis Moura, representante da Prefeitura de Dezesseis de Novembro; Elizabete Tonel, presidente da APAE; Marli Ourique, diretora da SEG – Sistema Educacional Galileu; Rafael Dalenogare, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga; Roberto Sacco, gerente regional da Endesa Cien; Getulio Antunes, diretor da Escola Estadual Cruzeiro do Sul; João Inácio Bieger, do Escritório da Corsan; Valdemar Ribeiro, gerente da agência dos Correios; Ivar Antônio Sartori, representando a UERGS; Alcio Schneider, gerente geral da Cotrijuí em São Luiz Gonzaga; Luiz Carlos K. de Oliveira, presidente do Sindicato dos Municípários. Também presente o ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira.
Marcaram presença no lançamento da Expo-São Luiz a Rádio Ativa, de Campina das Missões; a Rádio Guaramano, de Guarani das Missões; a Rádio Caibaté, de Caibaté; a Rádio FM 89,1, de Santo Antônio das Missões; a RBS TV Santa Rosa, através de seu gerente Gerson Pholl, as emissoras locais Rádio São Luiz, Rádio Missioneira, Rádio 97 FM e Rádio Cidade. Também presentes os jornais A Notícia e Missioneiro e a Folha da Produção, de Cerro Largo.
Igualmente presentes gerentes e executivos das agências do Banrisul, Banco do Brasil, Sicredi e Caixa Federal.
Figuras representativas do comércio, da indústria e do setor de prestação de serviços marcaram presença no lançamento da Expo-São Luiz, bem como produtores rurais, profissionais autônomos e convidados especiais que atuam em diversas áreas das cadeias produtivas instaladas em São Luiz Gonzaga.
Assessor de Imprensa
Expo-São Luiz