SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Inaugurada na ACI a “Sala Odil Martins”

 

Com a presença de autoridades municipais, associados e familiares de Odil Martins, a diretoria da ACI – Associação Comercial e Industrial – procedeu segunda-feira às 19h a inauguração de nova dependência na sede da entidade, no andar superior da Galeria do Comércio. O patrono da sala, que servirá como local de reuniões da diretoria da entidade, é o saudoso comerciante local Odil Martins, que esteve presente na vida de São Luiz durante mais de sete décadas do século XX.
Odil Martins presidiu a entidade em três mandatos e exerceu papel essencial na consolidação da Associação Comercial. Seu estabelecimento comercial foi líder na sua atividade e se tornou referência na cidade e na região. Odil Martins, além de comerciante, foi pecuarista, líder comunitário e homem público, tendo inclusive sido eleito vice-prefeito de São Luiz Gonzaga nas eleições municipais de 1962.

Casado com Edilia Sommer Martins, teve 10 filhos.
A contribuição do casal está presente em muitas obras locais, como a construção da Igreja Matriz, a criação do Ginásio Santo Antônio de Pádua, do Asilo dos Velhos e do Lar Escola.

INAUGURAÇÃO – O corte da fita inaugural foi procedido pelo presidente da ACI José Antônio Flach Werle, o presidente da Câmara de Vereadores Junaro Figueiredo e a sra. Heloísa Martins Brentano, representando a família de Odil Martins. Também o vice-prefeito em exercício, Mário Meira, deveria fazer o corte da fita, mas compromissos determinaram que chegasse ao local da solenidade com alguns minutos de atraso.

DESCERRAMENTO DA PLACA – A placa com a fotografia de Odil Martins, com breve registro biográfico, foi descerrada pelos seis filhos presentes na solenidade – Heloísa Martins Brentano, Cléia Martins Teixeira, Antônio Augusto Sommer Martins, Maria do Carmo Sommer Martins, Maria Aparecida Martins Souto e Geraldo Martins. Também participaram do descerramento, o genro Lourenço Brentano, as noras Lúcia Silva Martins e Maria Cleonice Gioda Martins e um neto, filho do casal Lúcia/AntônioAugusto.
MANIFESTAÇÕES – O comerciante José Gomes de Oliveira pediu a palavra para falar como ex-funcionário da Casa Gaúcha. Citou a excelente relação mantida com Odil Martins e Edilia Sommer Martins, salientando os ensinamentos recebidos, que muito lhe valeram para depois construir sua vida de empresário em São Luiz. Revelou que sua amizade com o casal se manteve ativa até o falecimento de ambos.

Geraldo

1

Sommer Martins, um dos filhos de Odil Martins, agradeceu a homenagem, dizendo que todos os irmãos se sentiam muito orgulhosos dos pais, que cumpriram uma trajetória de vida onde esteve presente a solidariedade e a vida em família. Na mesma linha se pronunciou Antônio Augusto Sommer Martins, também filho do homenageado, salientando que Odil Martins construiu uma vida digna que lhe fez merecer a honraria que naquele momento recebia. O genro de Odil Martins, médico Lourenço Brentano, decidiu apresentar sua homenagem pessoal, lembrando que além dos laços de família, criados através de seu casamento com Heloísa Martins Brentano, era amigo do casal Odil e Edilia, que admirava por todas as suas qualidades. Ainda dirigiu palavras de admiração e afeto à sua esposa.

José Grisolia Filho também se pronunciou, contando passagens da biografia de Odil Martins e da sua relação com a cidade e sua população.

Finalmente, fez uso da palavra o presidente da ACI, José Antônio Flach Werle. Disse o dirigente que a diretoria da entidade teve um momento de especial inspiração ao homenagear Odil Martins, dando-lhe o título de patrono da sala de reuniões da entidade. Considerou essa atitude importante, porque firma elos entre o presente e o passado, dando acesso a experiências que serão fonte de consulta em qualquer época, não importa o tempo transcorrido.

E-MAIL – Ainda foi lido e-mail enviado pela sra. Maria Helena Martins Fagundes, a filha mais velha de Odil e Edilia Martins, que em função de obrigações profissionais, não pode se fazer presente na homenagem a seu pai. O texto é o seguinte:
“Sinto-me feliz e emocionada pela escolha de Odil Martins, meu pai, como patrono do Salão Nobre dessa prestigiosa entidade! E orgulhosa, sem dúvida, pois afinal sou a mais velha de seus 10 filhos, a maioria dele aí, presentes, no dia de hoje!
Odil Martins foi um são-luizense de fato! Amou muito e muito trabalhou por sua Terra e sua Gente!
Um homem de vanguarda, contudo, simples!

Meus sinceros votos de que o Salão Nobre, hoje inaugurado, seja um recinto onde idéias novas, progressistas, esclarecedoras e proveitosas sejam apreciadas, sempre para o BEM da nossa terra, São Luiz Gonzaga!
Meu esposo, Luia Alberto Fagundes e filhos Eduardo, Humberto, Marcelo e Márcio compartilham comigo! (Maria Helena Martins Fagundes).

BRINDE – Em seguida, todos os presentes foram convidados a brindar aquele momento com champanhe. O momento de convivência e amizade se prolongou, sendo servido um coquetel aos presentes.

Fonte: José Grisolia Filho