A Associação Comercial e Industrial – ACI, realizou quinta-feira, 8, no Clube Harmonia, o jantar que marca a confraternização com os associados e familiares, ao final de cada ano. A programação do jantar foi montada pelo diretor de eventos, Marcos Batista da Rosa, e a secretária executiva da entidade, Taciana de Carli Foletto. Participaram do evento, 220 pessoas. Às 21h, o diretor Marcos Batista da Rosa abriu a programação, com breve saudação aos presentes.
Em seguida, foram entregues comendas às 20 empresas que mais contribuíram na formação do Índice de Retorno do ICMS à Prefeitura de São Luiz Gonzaga, para o próximo ano, valendo-se do movimento econômico do Município em 2015, apurados este ano.
As 20 empresas são as seguintes:
1º – Cotrijui – Frigorífico Tchê – 25,18%
2º – Coopatrigo – 13,17%
3º – Valdinei Donato & Cia. Ltda. – 5,03%
4º – Copagril – Comercial Agrícola Piccoli Ltda. – 4,65%
5º – Feron Supermercados – 3,92%
6º – Grupo MB – Fernandez & Cia. Ltda. – 3,30%
7º – Agrofel – Grupo Ferrarin – 2,67%
8º – Supermercado Ponto Certo – 2,27%
9º – Lojas Becker – 2,11%
10º – Alvorada Sistemas Agrícolas Ltda. – 2,10%
11º – Marasca Com. de Cereais – 2,03%
12º – Giovelli & Cia. Ltda. – 1,77%
13º – Supermercados Dosul – 1,28%
14º – Lojas Benoit – 1,28%
15º – Sul Fertil – R,L. Comparsi de Morais – 1,22%
16º – Três Tentos Agroindustrial S/A – 1,10%
17º – Supermercado Vivo – 0,97%
18º – Frigorífico Tropeiro – João Carlos Marques Pereira – 0,92%
19º – Rogério Loureiro Lopes & Cia. Ltda.- 0,88%
20º – Lojas Quero-Quero S/A – 0,88%
Em nome das empresas agraciadas, fez uso da palavra o diretor da Cotrijuí, Gilmar Fragoso Ribeiro. Ele agradeceu o apoio da comunidade ao Frigorífico Tchê e salientou que a Cotrijuí, com a Coopatrigo, são titulares de 38,35% da economia de São Luiz Gonzaga, e considerando todas as empresas do agronegócio que integram a lista das maiores empresas locais, destacou que essa área comercial corresponde a 60% da força econômica de São Luiz Gonzaga. Considera que São Luiz revela sua vocação produzindo na terra e com empresas voltadas ao atendimento do setor.
Se registraram então as homenagens, inicialmente aos três Escritórios de Contabilidade da Região, que mais encaminharam processos à Junta Comercial do Estado, através do Escritório Regional da Jucergs, instalado em São Luiz Gonzaga: Sérgio Both, de Santo Antônio das Missões e Sul Contábil e FC Contabilidade, desta cidade.
A empresa Cermissões, geradora e distribuidora de energia elétrica nesta região, também recebeu homenagem especial da ACI, por ter conquistado, em três anos consecutivos, o título de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil, portanto, uma distinção nacional, reveladora da competência dessa cooperativa de eletrificação rural na prestação de serviço de grande complexidade e exigência de especialização. A comenda foi recebida pelo presidente Diamantino Marques dos Santos, e o vice-presidente, Diomedes Rech, com funcionários da entidade cooperativa. A Cermissões é colaboradora, desde a primeira edição da Expo São Luiz. Diamantino falou em nome da Cermissões para agradecer a distinção recebida.
A ACI também prestou homenagem ao prefeito Junaro Figueiredo, que cumpre os últimos dias de seu mandato de quatro anos. Em seu período administrativo, houve perfeita sintonia com a entidade patronal, com a realização de várias ações conjuntas em prol do progresso local. Em seu governo, o índice de retorno do ICMS à Prefeitura cresceu nos quatro anos do mandato.
Junaro recebeu o troféu “Contra todos os Ventos”, criado pelo escultor são-luizense Vinicius Ribeiro.
Antes do jantar, Luciano Panegalli e Luiza Caterine comandaram o momento de levantar taças de champanhe para em gesto coletivo dos presentes, agradecer pelo Natal que se aproxima e saudar o novo ano, que todos esperam seja oportunidade de realizações. Champanhe foi colocada em todas as mesas e as taças levantadas para agradecer as conquistas do ano que encerra, e manifestar confiança em 2017. Luiza Caterine e Luciano Panegalli atingiram a sensibilidade dos presentes, com belas interpretações, sendo o Hino de São Luiz Gonzaga, cantado por Luciano, o momento mais emocionante.
por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa