SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Federasul entrega ao governo pacote de sugestões para o desenvolvimento regional

A Entidade identificou as vocações regionais, utilizando sua rede de mais de 230 filiadas, e formatou projetos com parcerias que garantem financiamento(Porto Alegre – RS, 26 de Julho de 2007).
Em uma reunião que durou mais de 60 minutos (das 15h10 às 16h20), Cairoli apresentou sugestões para o desenvolvimento regional, que resultam de um trabalho da Federasul que, ao longo de um ano, foi a campo e apurou, através da sua Divisão de Filiadas em conjunto com a estrutura das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), agrupadas em nove macrorregiões, quais os projetos de desenvolvimento factíveis de serem implantados em curto, médio e longo prazos. A Federasul dividiu o Estado em nove regiões que mostram a diversidade econômica gaúcha.
As propostas, debatidas com as comunidades lideradas pelos presidentes das ACIs e coordenadas pela Divisão de Filiadas da Federasul, são fruto do Programa de Fortalecimento das Associações Comerciais e Industriais criado pelo presidente Cairoli dentro da visão de integração da entidade com o interior. “Viajamos durante o ano e fizemos mais de 15 encontros, nos reunimos com mais de mil empresários e apuramos o que pode prosperar e quais são as chances dos projetos”.
A visão do trabalho inclui a potencialidade de cada setor em movimentar a cadeia produtiva, como por exemplo, na região Nordeste do Estado, onde a vocação indica como projeto prioritário o reflorestamento de pinus e eucalipto. “Aproveitando esta informação fomos além e achamos importante incentivar toda a cadeia produtiva através da potencialidade de projetos como fábricas de móveis, por exemplo, instaladas próximas do local onde a matéria-prima é produzida”, explica o presidente da Federasul.
No exemplo da Serra, ficou evidente que o turismo tem outras variações, além da necessidade de sinalizadores e da promoção de congressos. “É preciso criar outros apelos”, informa a Federasul que ficou surpresa com o projeto prioritário da região da produção que pede estruturação turística que será traçada através de um plano de integração de turismo regional. Outro exemplo surpreendente é o da região Jacuí Colonial, que identifica a necessidade de um projeto piloto de fomento do pequeno produtor/agricultor.
– O presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA, José Paulo Dornelles Cairoli, entregou hoje à tarde à governadora do Estado, Yeda Crusius, um conjunto de 13 propostas de desenvolvimento que incentivam a vocação regional. Em condições de já serem colocadas em prática, trazem como novidade a elaboração de projetos de viabilidade com financiamento.

Imprensa Federasul