Comitiva representativa da comunidade, realizou durante dois dias desta semana – terça e quarta-feira – várias visitas a autoridades e empresas em Porto Alegre, com a finalidade de formular convites para participação na Expo São Luiz, a ter lugar de 25 a 28 de setembro/2008.
A representação de São Luiz Gonzaga estava formada pelo prefeito Vicente Diel e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sidney Brondani, o presidente da Diretoria Executiva da Expo São Luiz, Paulo Cezar Vieira Pires, o presidente da ACI, Luiz Oneide Nonemacher, o presidente do Sindicato Rural, Aparício Gonçalves dos Santos e o assessor de imprensa, José Grisolia Filho.
SULGÁS – A primeira visita foi à Sulgás, onde a comitiva são-luizense foi recebida pelo presidente, Artur Lorentz. No dia anterior a empresa comemorou 15 anos de existência com uma recepção a autoridades e convidados especiais, no Clube Leopoldina Juvenil. Essa empresa, cujo capital tem 51% de participação do Governo do Estado e 49% da Petrobras, administra o gasoduto que permite a distribuição de gás para clientes localizados na região nordeste do Estado. A empresa é um sucesso em eficiência e comercialização do seu produto, sendo demonstrativa do esforço gaúcho pela utilização de recursos alternativas na geração de energia, seja para movimentar veículos como abastecer indústrias. O gás procede da Bolívia. Artur Lorentz garantiu a presença da Sulgás na Expo São Luiz, por intermédio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura – estadual) ou da Lei Rouanet (federal).
BANRISUL – A comitiva de São Luiz foi recebida pelo diretor administrativo do Banrisul, Luiz Valdir Andres. Posteriormente o vice-presidente Rubens Salvador Bordini participou da reunião, ouvindo todas as informações a respeito do nosso evento. O Banrisul também confirmou presença e participação na Expo São Luiz. Durante a reunião, Andres ouviu muitos elogios ao seu trabalho na Secretaria de Minas e Energia do Estado, no governo anterior, quando encaminhou a retomada das conversações entre Brasil e Argentina, para a construção da hidrelétrica de Garabi, a construção de duas usinas no Rio Ijuí, com obras atualmente em andamento e a implantação da energia eólica no Estado.
SECRETARIA DA HABITAÇÃO E SANEAMENTO – O titular da pasta, deputado Marco Alba, recebeu nossa comitiva em seu gabinete, mostrando-se receptivo à participação, o que ocorrerá através da Corsan, uma das estatais vinculadas. Alba destacou as vinculações políticas que mantém com nossa região, que deseja consolidar através de uma boa prestação de serviços.
GENERAL MOTORS – A comitiva são-luizense manteve audiência com Marco Antônio Kraemer, gerente de Relações Governamentais e Públicas da GM doBrasil. A indústria, instalada em Gravataí, que na próxima terça-feira deverá realizar solenidade para marcar a fabricação do automóvel 1 milhão, foi convidada a estar presente na Expo São Luiz.
CAIXA RS – A presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, Susana Kakuta e o diretor Rogério Wallau, receberam a comitiva de São Luiz no final da manhã. Passava do meio-dia quando a reunião iniciou. Paulo Pires fez exposição em torno do projeto da Expo São Luiz e, assim como os demais, passou às mãos da principal executiva da Caixa RS, um DVD informativo sobre São Luiz e a região e a programação oficial do evento, junto com um ofício/convite de participação. A Caixa RS é o órgão governamental do Estado que financiou a nova pavimentação do Frigorífico da Cotrijuí até o trevo do Silo da Cesa, na BR-285 e, junto com a Prefeitura, instalou o Credimicro em São Luiz Gonzaga. Também poderá ser um dos órgãos financiadores da Norobios, projeto que acompanha desde o seu surgimento.
Susana Kakuta disse que a participação da Caixa RS na Expo São Luiz está assegurada,o que causou muita satisfação à comissão que a visitou.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO – Na tarde de terça-feira a comissão da Expo São Luiz fez uma romaria pelos gabinetes dos deputados vinculados à região, na Assembléia Legislativa do Estado, fazendo convites e informando sobre o evento. Uma audiência formal com o presidente da Assembléia, deputado Alceu Moreira, realizou-se por volta das 17h, quando o mandatário da Casa do Povo assegurou a participação do Poder Legislativo Gaúcho na Expo São Luiz. Alceu Moreira recebeu a comissão são-luizense no salão de honra da Assembléia, que tem como patrono o ex-presidente Getúlio Vargas. O vereador João Carlos Nedel a partir desse momento acompanhou a comissão local nas audiências realizadas a seguir. Demonstrando muita energia em sua fala, o presidente da Assembléia disse que o Rio Grande vive momento ímpar, porque toda a sua produção primária está com preços em alta, o que é um fato possivelmente inédito na história econômica do Estado.
GOVERNO DO ESTADO – No Palácio Piratini, a comitiva de São Luiz teve oportunidade de fazer chegar à governadora Yeda Crusius, por intermédio de seu Chefe de Gabinete José Carlos Breda, o convite para estar presente na abertura da Expo São Luiz, dia 25 de setembro e de programação comemorativa do 51º aniversário da Coopatrigo, que estará completando 51 anos nesse dia, o que inclue a inauguração do matrizeiro de suínos, obra que será o pilar do projeto de introdução da suinocultura em nossa região. A audiência com a governadora será mais adiante, em data a ser marcada pela sua assessoria.
OUVIDOR-GERAL – O conterrâneo Adão José Correa Paiani, Ouvidor-Geral da Segurança Pública do Estado, recebeu a comissão de São Luiz no Palácio Piratini. Natural de São Luiz e membro de tradicional família local, o Ouvidor-Geral reside há muitos anos em Porto Alegre, mas sempre que pode visita a terra natal. Ele ficou satisfeito pelo encontro com a nossa comitiva e colocou-se à disposição da iniciativa.
VISITA A GRAVA MOTOS – À noite, a representação de São Luiz Gonzaga foi a Gravataí, onde foi homenageada com um jantar pela Grava Motos, através de seu diretor José Valdir Gattiboni Pacheco e família. Nessa oportunidade, Pacheco apresentou nossa comitiva às autoridades de Gravataí, entre as quais o representante do Prefeito Municipal, o Vice-prefeito, o presidente do Sindilojas, o diretor do SESC-RS, diretores de entidades e empresários de vários ramos, além do deputado Marco Alba, que já havíamos cumprimentado em audiência no Centro Administrativo do Estado, na manhã daquele dia.
FIERGS – A audiência na FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – permitiu à comitiva de São Luiz ouvir uma exposição em torno do desenvolvimento industrial do Estado, feita por Jorge Serpa, Coordenador de Articulação Empresarial e Francisco Queiroz Júnior, executivo do Conselho de Infra-Estrutura, este último conterrâneo de São Luiz Gonzaga. Muitos conhecimentos, de real valia, foram transmitidos à comitiva local. A FIERGS estará presente na Expo São Luiz.
FARSUL – Durante almoço na sede da FARSUL, a representação de São Luiz fez entrega de convite e material de divulgação da Expo São Luiz ao vice-presidente da entidade, Jorge Rodrigues, tendo em vista que o presidente Carlos Sperotto estava em viagem para Brasilia.
As entidades que representam a economia do Estado, deverão articular-se para definir uma participação igualitária na Expo São Luiz.
CORSAN – A última audiência, na tarde de quarta-feira, foi na Corsan, ensejando oportuno e produtivo contato com sua diretoria, que estará presente na Expo São Luiz, com o secretário de Estado Marco Alba.
Nova rodada de convites poderá ser feita em breve na capital do Estado.