SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

Expo São Luiz será realizada em 2009

A Comissão Central da Expo São Luiz, reunida quarta-feira, decidiu realizar nova edição do evento em 2009, de 1 a 4 de outubro. Essa decisão está ancorada no propósito de realizar o evento de dois em dois anos, sem coincidir com períodos eleitorais. Para isso, existiam duas opções: realizar novamente em 2009 e, a partir daí, observar o intervalo desejado, ou então, só efetivar a próxima edição dentro de três anos. A escolha foi fazer nova edição em 2009, assegurando a sua continuidade, a partir daí, fazendo o desejado intervalo de um ano entre uma e outra, sem coincidência com eleições.
Luiz Oneide, presidente da ACI, uma das entidades promotoras da Expo São Luiz, disse que o desejo é manter a mesma Comissão Central, mas isso será objeto de consulta pessoal com cada um dos integrantes desse grupo de trabalho, para saber se continuam disponíveis para uma nova empreitada.
A REUNIÃO – A reunião teve lugar na ACI e se prolongou das 13h às 15h, coordenada pelo presidente Paulo Cezar Vieira Pires. A pauta foi um relatório oral de cada membro da Comissão Central, sobre o gerenciamento que fizeram em áreas específicas do evento. O objetivo foi avaliar cada setor, já propondo soluções para os problemas enfrentados.
De uma forma geral todos os setores funcionaram muito bem, mas com espaço para melhorar o desempenho em edições futuras.
A 44ª Exposição Agropecuária do Sindicato Rural, que foi um dos eventos da Expo São Luiz, foi marcada pela recuperação da praça para o comércio de reprodutores e a retomada dos remates, com as vendas apresentando um incremento superior a quatro vezes o obtido na edição anterior.
A 32ª Feira do Livro, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, no recinto da Expo São Luiz, foi perfeita em todos os sentidos. Vendeu 4.800 livros (no ano anterior foram 3 mil) e teve uma série de atrações em seu palco, oferecendo teatro, música e dança.
A Mostra da Agricultura Familiar Missioneira, promovida pela Emater, foi inovadora, com uma proposta de viabilidade para a pequena propriedade, dentro de uma atividade sustentável.
Os shows superaram a expectativa e as provas promovidas pela ABCC – Associação Brasileira de Cavalos Crioulos chamaram a atenção do público. Os plantios experimentais proporcionaram estudos de qualidade e produtividade, palestras examinaram a bioenergia, a produção de leite e o trabalho da Eletrosul em nossa região. A Missa Crioula foi muito prestigiada, assim como outras atrações, entre as quais a exibição de cães amestrados.
Foi assinalado na reunião que a Expo São Luiz sempre teve no mínimo uma atração em andamento, sendo comum duas ou três simultâneamente, durante os quatros dias do evento.
A renovação do parque de exposições foi considerada fundamental para o êxito da Expo São Luiz, mas é um trabalho que deve prosseguir a partir de agora, com mais investimentos. O estacionamento em áreas organizadas para esse fim, aprovou integralmente, sendo monitorado por empresa de segurança. A Brigada Militar, que fez o policiamento interno e externo, revelou que não se registrou nenhuma ocorrência policial, nem mesmo furto ou arrombamento de veículos.
Como o balanço financeiro ainda não está concluído, outra reunião será realizada para exame das contas, mas foi adiantado pelo tesoureiro, Márcio Ten Caten, que a arrecadação vai permitir o pagamento de todas as despesas. Quanto aos patrocínios de entidades, empresas públicas e privadas, já foi enviada a documentação para o recebimento desses valores.
Foi destacado os bons serviços da APAE no atendimento das duas portarias da Expo São Luiz e bilheterias, trabalho que realizaram com a participação de 62 pessoas, entre membros da diretoria, pais e amigos da entidade.
Ao final da reunião, o presidente Paulo Pires fez a leitura de uma mensagem de cumprimentos da diretora geral da URI-São Luiz, Sonia Bressan Vieira, cumprimentando a Comissão Central pelo êxito da Expo São Luiz, oferecendo ao grupo chocolates artesanais que foram divididos entre todos os presentes. O Sindicato Rural também ofereceu lembranças aos organizadores da Expo São Luiz, como manifestação de sua integração ao grupo realizador do evento.
Um encontro de confraternização dos organizadores, realizadores e promotores da Expo São Luiz, será realizado na noite de 24 do corrente, para marcar o encerramento oficial das atividades da edição/2008.

Fonte: Assessor de Imprensa – Expo São Luiz