Depois de várias reuniões e estudos, a Comissão Executiva da Expo São Luiz/2011 apresentou a versão final do mapa do parque de exposições do Sindicato Rural, cenário do evento.
Coube a Luís Oneide, membro da comissão de infraestrutura, fazer a exposição, acompanhada pelos participantes da reunião com as imagens no data-show.
Serão 166 espaços colocados à venda a expositores, sendo 83 externos e 83 internos, agora a exposição agropecuária, que tem estrutura própria e terá realização simultânea com a Expo São Luiz.
A novidade é a possibilidade do surgimento das etnias e a primeira delas seria a italiana, que poderá montar restaurante no parque de exposições. Por enquanto é uma possibilidade, que está sendo amadurecida. Outra novidade será a implantação de uma praça de alimentação a céu aberto, com área comum para receber clientes de vários pontos de produção de lanches e refeições no seu entorno. Exatamente o modelo dos shoppings, que funciona muito bem.
O novo mapa consagra a mudança de local das mangueiras, que serão deslocadas para ficar junto aos pavilhões de ovinos, bovinos e eqüinos, bem como da pista de apresentação de animais premiados.
O grande desafio, informou Luís Oneide, é criar fluxos de trânsito em todas as direções, a fim dos visitantes terem motivação para visitar todos os expositores.
A área de circulação de pedestres no parque, ganhará infraestrutura definitiva, com a implantação de passeios/calçadas, a partir da colocação de meio-fio de concreto, feito na fábrica da Prefeitura, com material fornecido pela Expo São Luiz. Não se sabe ser será possível cobrir todos os caminhos internos do parque, mas no mínimo será feito um revestimento com pedra brita, disse o presidente da Comissão Organizadora, Amauri André Feron.
Vendas serão abertas dia 9 de dezembro
A Expo São Luiz já está enviando convites a autoridades e empresas, para a abertura das vendas de espaços a expositores. A preferência será das empresas que participaram das edições anteriores.
Uma programação está sendo montada para informar os interessados sobre a infraestrutura que será oferecida aos expositores.
Por outro lado, o lançamento do evento propriamente dito, será em março, possivelmente já indicando toda a linha de shows e outras atrações.
Em abril deverá iniciar a venda antecipada de ingressos e permanentes, como já ocorreu em edições anteriores.
Treinamento sobre a LIC
Luiza Caterine e Cirino Calistrato Rebello, participaram, semana passada, de treinamento sobre a LIC – Lei de Incentivo à Cultura, em Santo Ângelo.
Ambos fizeram exposição sobre o treinamento e responderam muitas perguntas, o que foi revelador da complexidade do projeto de financiamento de projetos culturais pelo Estado. Ambos retornaram com muitas informações a respeito, inclusive apontando os produtores culturais que já atuam na região e podem ajudar a Expo São Luiz a encaminhar projetos.
Foi decidido que uma comissão será formada exclusivamente para tratar desse assunto. E, para isso, vão precisar dominar integralmente a nova LIC, para ter respostas ao desafio de montar projetos atendendo o que exige a Lei de Incentivo à Cultura.
Marcelo Fernandes apresenta o novo site da Expo São Luiz
O publicitário Marcelo Fernandes apresentou o projeto do site da Expo São Luiz, que deverá ser colocado ao alcance do público nos próximos dias.
O site terá pontos variáveis, como as notícias e informações gerais sobre o evento, de caráter permanente. O site deverá passar ao público todas as informações sobre a Expo São Luiz, que ali poderá se orientar sobre as iniciativas para a realização do evento.
Continua a discussão em torno da linha de shows
José Valdir do Nascimento, o ‘Gateado’, passou à Comissão informações sobre os contatos que vêm sendo feitos para contratar artistas regionais e nacionais. Informou que precisa levar em conta a viabilidade financeira, o momento do artista e os fatores que estão permitindo uma maior exposição na mídia. Também é necessário saber a repercussão que vem obtendo nos shows que realiza. Para ter possição definitiva, precisa acompanhar o cotidiano dos artistas até março do próximo ano, quando terá informações completas a oferecer à Comissão Organizadora. De qualquer forma, está acompanhando atentamente a gangorra artística, para que as escolhas reflitam o interesse da maioria do público, como já ocorreu nas duas edições anteriores.
Por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa