Reunião ocorreu nesta terça-feira (22), junto à sala de reuniões da ACI.
Com a aprovação da lei de número 5.449 de 03 de dezembro de 2015 que criou o distrito industrial II, foi realizada nesta semana a consolidação do conselho de desenvolvimento industrial, previsto na legislação.
A Diretora Geral da URI – Professora Dinara Bortoli Tomasi explanou durante o encontro sobre a formação do projeto industrial, contextualizando com a história de nossa cidade. Dinara destacou o trabalho coletivo realizado entre as representações das instituições de nosso município, juntamente com o executivo e legislativo.
A educadora demonstrou em sua fala a importância do desenvolvimento e explicou que esse processo envolve etapas de exposição, elaboração, aperfeiçoamento, prosseguimento, crescimento e progresso. E ainda, que requer impulso para a inovação, sendo essencial a contribuição de ideias e espaços.
O Distrito Industrial II é localizado em uma área próxima a saída de São Luiz Gonzaga, passando a RS-168, com acesso ao município de Bossoroca. Neste local, o projeto prevê o loteamento de áreas, as quais já possuem luz e água. O próximo passo e a busca por
empresas, as quais tenham interesse de se instalar no espaço.
A Gestora da URI – SLG esclareceu que para a conclusão desta lei e do projeto foram realizadas reuniões, visitas técnicas, pesquisa de campo, mapeamento e assim a oficialização, sempre com o objetivo de crescimento. Tudo, com grande aporte da Associação Comercial e Industrial.
O presidente da ACI, Nilton Teixeira informou que esse novo distrito não exclui de maneira nenhuma o primeiro existente, e que vem como forma de agregar e ampliar a organização de empresas, como, as ligadas ao setor moveleiro e metalúrgico.
Assim, após as explanações foi realizada a criação do Conselho de Desenvolvimento Industrial. Sendo assim composto: Presidente – Guilherme Formozo, Vice-Presidente – Dinara Bortoli Tomasi, 1ª Secretária – Silvana Mazzante Barroso e 2º Secretário – Alex Nunes.
O prefeito Junaro Rambo Figueiredo acompanhou o encontro, assim como, representações das secretarias do município e setores da agroindústria.
por Pâmela Moraes – Jornalista MTB 17132/RS