Em reunião realizada nesta quinta-feira (26), na Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga, a diretoria da ACI e o deputado estadual Jeferson Fernandes debateram questões de interesse regional. Na pauta estavam os investimentos no Aeroporto de São Luiz Gonzaga e o fortalecimento da área industrial do município.
O presidente do Aeroclube de São Luiz Gonzaga, Fauzi Gewehr Ramadam, apresentou ao deputado as reivindicações da entidade, bem como as dificuldades enfrentadas. Questões como a falta de vias de acesso, melhorias na casa de recepção de passageiros e a reforma na pista de pouso e decolagem foram expostas ao deputado, juntamente com o pedido para alternativas de recebimento de recursos.
Segundo Fauzi, já foram buscados meios para fazer o projeto, fase inicial na busca de verbas nos governos federal e estadual. Porém, somente para o estudo, que inclui o asfaltamento da Avenida Jayme Caetano Braun até o aeroporto, uma ciclovia e uma calçada para os pedestres, seriam necessários 30 mil reais, de maneira a cadastrá-lo no Siconv. Atualmente, o aeroclube recebe uma verba de 927 reais, repassada pelo estado, para a manutenção a área. Destes, cerca de 630 são investidos para o pagamento do caseiro, que cuida do local. “Uma cidade cresce a partir do aeroporto, mas precisamos de um meio para estruturar essa área”, destaca o presidente do Aeroclube.
Outro ponto exposto na reunião foi a luta da ACI para a estruturação da área industrial do município. O presidente da Associação Comercial e Industrial, Sérgio Torres, explicou para o deputado Jeferson Fernandes a luta da entidade na busca da criação de uma lei municipal de incentivo à indústria, oferta de recursos como água e energia elétrica, asfaltamento da RS-165, entre outros pontos.
Para o deputado, o desenvolvimento de uma região compreende vários fatores, como a vontade dos empreendedores, mas também a infraestrutura. Ele destacou seu envolvimento e interesse nestas questões, como a pavimentação da RS-165 e a manutenção da RS-168. Assim, ele se comprometeu em estudar estas questões e sugeriu uma reunião, com os prefeitos eleitos, a ser realizada em outubro. Este encontro com os administradores iria exigir o comprometimento destes políticos, com a causa industrial.
Sérgio também comentou a atual situação do processo de contratualização do Hospital, que há duas semanas aguarda o retorno dos documentos de compromisso com das prefeituras, que estão em Porto Alegre. Além disso, ele questionou o parlamentar sobre a possibilidade de investimentos da Eletrosul, como contrapartidas das usinas de Garabi e Panambi.
O deputado se comprometeu em verificar esta questão e salientou sua vontade par ao que o Hospital se fortaleça cada vez mais. Ele ressaltou que irá participar, no dia 2 de agosto, de uma audiência com a Eletrosul, no Rio de Janeiro, para compreender o que a empresa pretende trazer de investimentos para a região. A previsão é de que na próxima semana, já se tenha alguma resposta nesse sentido.
Por Margarida Goldschmidt