A Expo-São Luiz terá lançamento oficial dia 19 de março. Essa decisão foi tomada em reunião ontem às 13h na ACI, presidida por Paulo Cezar Vieira Pires, presidente da Diretoria Executiva. A data é referencial, podendo ser alterada dentro do mês, mas com prazo suficiente para garantir a entrega de convites às autoridades, empresários urbanos e rurais, dirigentes de entidades e figuras públicas da região.
Outra decisão diz respeito às visitas a autoridades e grandes empresas em Porto Alegre, que serão realizadas na primeira semana de março.
A pauta da reunião incluiu uma leitura da pré-programação da Expo-São Luiz, registrando-se grande debate em torno das sugestões de eventos contidas na proposta lida pelo presidente da ACI, Luiz Oneide Nonemacher. A Expo-São Luiz será realizada de 25 a 28 de setembro, no parque de exposições do Sindicato Rural.
O presidente do Sindicato Rural, Aparício Gonçalves dos Santos, apresentou o custo fixo da exposição pecuária, que é um evento oficial licenciado pela Secretaria da Agricultura do Estado e estará agregada a Expo-São Luiz. O custo foi estabelecido pela média dos três últimos anos, podendo ser minimizado com os patrocínios que serão buscados. Além da venda de animais nos bretes, a exposição terá também leilões – prática não utilizada nas duas últimas exposições pecuárias.
Como serão dois eventos em um só, ficou acertado que a abertura da Expo-São Luiz será no dia 25 de setembro, quinta-feira e a inauguração da exposição pecuária no dia 27, sábado às 10h, como é tradicional.
Paulo Pires disse que as entidades e serviços públicos de São Luiz vão receber missões para dar movimento à programação. O propósito é garantir atrações em todos os horários, da manhã até a noite e caberá ao espírito criativo da comunidade despertar o interesse local e regional, através de eventos de caráter geral e específico, conforme decidirem os organizadores, admitindo-se inclusive iniciativas paralelas, quando dirigidas a públicos diferentes.
Jairo Ramos, diretor da Agência JR -Assessoria, Marketing e Publicidade, empresa contratada para atuar na comercialização do evento, prestou esclarecimentos gerais sobre montagem de exposições, o registro do evento na LIC e na Lei Rouanet para captar recursos. Acentuou a necessidade de uma programação dinâmica e interessante, para que as vendas ao comércio e à indústria deslanchem naturalmente e assinalou a necessidade de um trabalho conjunto da comunidade.
Para inserir na programação da Expo-São Luiz os eventos da exposição pecuária, nesta quarta-feira Luiz Oneide e Jairo Ramos reunem-se com Aparício Gonçalves dos Santos.
José Antonio Flach Werle informou que junto com a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal, deverá iniciar nos próximos dias a estruturação do plano diretor do parque de exposições, para o que será necessário abrir ruas, definir locais para os expositores externos e traçar a área que será utilizada. Questões como fornecimento de água e energia elétrica no parque de exposições também foram examinados, para que as providências sejam tomadas com antecedência, evitando-se problemas na época do evento propriamente dito.
A diretora de marketing Luciana Cavalli Ottoni e Valdir Nascimento discutiram com a diretoria executiva como serão os critérios para contratação de shows e também deram conhecimento dos contatos com a área de criação e produção de material de publicidade do evento. Toda a contratação de pessoal especializado já é possível fazer aqui mesmo e isso foi destacado como uma vantagem que já temos para organizarmos eventos mais exigentes e de maior abrangência.
Assessor de Imprensa
Expo-São Luiz