Quarta-feira, dia 13, a Comissão Central da Expo São Luiz, realizou cerimônia pública, no salão de atos da ACI, para marcar a assinatura de protocolo com a Brigada Militar, visando a implantação de um projeto de segurança pública no parque de exposições, durante a realização do evento, de 25 a 28 de setembro.
O protocolo foi discutido previamente e definidos em todos os seus detalhes, estabelecendo que a Brigada Militar terá policiamento especial no local, para garantir segurança aos expositores e o público. Toda a estratégia desse trabalho foi previamente discutida com a Comissão Central da Expo São Luiz, que vai ressarcir os custos dessa operação, tendo em vista que haverá mobilização de pessoal, que será deslocado até São Luiz especialmente para esse fim.
O Protocolo foi firmado entre a Comissão Central da Expo São Luiz, a Brigada Militar e o Consep – Conselho Comunitário de Segurança Pública, a quem será feito o ressarcimento financeiro pela prestação desse serviço. Através do Consep, fica garantido que todo o recurso arrecadado será aplicado aqui mesmo, seja em ações sociais do 14º BPM, como na aquisição de equipamentos e serviços que reforcem sua estrutura permanente dirigida ao policiamento ostensivo-preventivo.
O ato de assinatura do protocolo foi prestigiado pelo cel. PM Cláudio Hoffmeister, comandante do CRPO Missões – Comando Regional de Policiamento Ostensivo com sede em Santo Ângelo. Também assinaram o documento, o major Eglair Moisés de Oliveira Chaves, comandante do 14º BPM, que fará a prestação de serviço de segurança na Expo São Luiz, e o presidente do Consep, Carlos Alberto Caíno, bem como o presidente da Expo São Luiz, Paulo Cezar Vieira Pires.
Todos fizeram uso da palavra. Paulo Pires disse que a assinatura do protocolo com a Brigada Militar foi realizada em cerimônia aberta, para passar à comunidade a certeza de que a Expo São Luiz vai oferecer segurança aos expositores e freqüentadores durante todo o seu desenrolar. O cel. Cláudio Hoffmeister destacou a satisfação de ver o 14º BPM plenamente integrado com a comunidade são-luizense e elogiou o entendimento que foi sacramentado com a assinatura do protocolo, naquele ato. O major Eglair também se revelou satisfeito e disse que a Brigada Militar tudo fará para corresponder plenamente na missão que acabara de assumir com relação à Expo São Luiz. O presidente do Consep, Carlos Alberto Caíno, manifestou-se para salientar que o Conselho Comunitário de Segurança Pública é um órgão de apoio do 14º BPM e que com muito prazer cumprirá o que lhe cabe no protocolo naquele momento assinado.
O presidente da Expo São Luiz, Paulo Cezar Vieira Pires, registrou que o protocolo firmado com a Brigada Militar era uma conquista do evento. Para o dirigente, a presença constante de policiais militares no parque de exposições, deixará todos à vontade, para desfrutar com tranqüilidade as atrações da Expo São Luiz.
No final da solenidade, foi feito o sorteio da localização das empresas agrícolas no parque de exposições. Um público de 50 pessoas acompanhou a cerimônia, destacando-se a presença do prefeito Vicente Diel, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Sidney Brondani, de vários edis municipais, empresários e convidados especiais.
No encerramento, todos foram convidados a participar de um coquetel, servido no mesmo local..
Assessor de Imprensa
Expo São Luiz