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Apresentado o Orçamento da Expo São Luiz/2011

 

A Expo São Luiz/2011 já tem um pré-Orçamento, apresentado quinta-feira em reunião da Comissão Organizadora, pelo grupo de trabalho formado por Luiz Oneide Nonemacher, presidente da Expo São Luiz/2009 e o contador Cirino Calistrato Rebello.

O orçamento ainda precisa de ajustes, porque muitos valores ainda não estão definidos, sendo portanto elaborado por aproximação, considerando os custos da edição passada. De qualquer forma, foi um trabalho muito minucioso, identificando todas as fontes de receita e as despesas de custeio e os investimentos.

O orçamento se aproxima de R$ 1 milhão e prevê o auto-financiamento, isto é, os valores arrecadados devem cobrir a despesa e deixar um saldo para iniciar a montagem da próxima edição do evento.

Para compor a receita, a Expo São Luiz conta com a conquista de patrocínios junto a entidades públicas e privadas e grandes marcas de empresas estaduais e nacionais. Para isso, o produtor cultural contratado, Everson Marca, o mesmo que atua na Fenasoja, em Santa Rosa, encaminhará projetos junto ao governo federal, através da Lei Rouanet e do governo estadual, por intermédio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura.

O registro do evento junto ao Ministério da Cultura, que administra os benefícios da Lei Rounaet, já foi encaminhado, devendo ser formalizado nos próximos dias. É o primeiro passo para iniciar o trabalho em busca de patrocínios. O mesmo deverá ser feito a nível estadual, com relação a Lei de Incentivo à Cultura-LIC.

O presidente da Expo São Luiz/2011, Amauri Feron, disse que o Orçamento pode receber sugestões, tanto na projeção da receita como na fixação da despesa. O que foi apresentado é apenas um primeiro estudo, até chegar aos valores definitivos.

INVESTIMENTOS – Os investimentos no parque de exposições do Sindicato Rural continuarão sendo realizados, visando, a curto e médio prazo, dispor de infraestrutura próxima do ideal. Serão feitos remanejos internos, visando melhor aproveitamento da área disponível para expositores, o que foi um limitador em edições anteriores da Expo São Luiz. Outra prioridade nos investimentos será o arruamento do parque, com a definição dos caminhos internos, onde serão fixados placas de concreto para compor o meio-fio. A calçada será feita como for possível, para 2011, com pedra brita ou asfalto fresado, deixando para 2013 um trabalho mais definitivo. Somente no meio-fio, a Expo São Luiz vai aplicar R$ 4 mil. Outras duas prioridades de infraestrutura serão ampliar a iluminação do parque e implantar um novo projeto de abastecimento de água no local da exposição.

PALCO DEFINITIVO – Atendendo sugestão do produtor cultural Everson Marca, a pedido do presidente Amauri Feron, o engenheiro José Antônio Flach Werle fez o projeto para construção de um palco definitivo no parque de exsposições, tendo em vista que somente no pagamento do aluguel em duas edições do evento, foram gastos em torno de R$ 65 mil.

O projeto estabelece o palco com 12mx15m, em dois pisos, pelo custo de R$ 125 mil. Terá dois pisos. No térreo, camarins, secretaria e sanitários. No andar superior, o palco propriamente dito. Como foi projetado, poderá ter multiuso, inclusive para realização de remates de gado, já que terá duas faces, uma para shows e outra para eventos pecuários.

O produtor cultural Everson Marca pretende conseguir recursos junto ao governo federal, através da Lei Rouanet, para construir esse palco. De qualquer forma, como disse José Antônio Werle, essa captação exige tempo e talvez seja viável somente para a edição de 2013. Mas de qualquer forma, o projeto já está pronto e logo em seguida já será protocolado junto ao Ministério da Cultura, disse Amauri.

Projeto de marketing da Expo São Luiz está em fase de elaboração

Na reunião de quinta-feira, o publicitário Marcelo Fernandes informou que na próxima reunião entregará o projeto de marketing da Expo São Luiz/2011, o que inclui a campanha de comercialização dos produtos do evento (ingressos, permanentes, espaços internos, espaços externos, praça de alimentação, patrocínios, bebidas etc.). Nesse pacote de criação faz parte o slogan e a logomarca da Expo São Luiz, válida para o não de 2011.

Case da Expo São Luiz no Congresso da Federasul

A ACI vai apresentar no Congresso da Federasul – Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul – a realizar em Gramado, nos dias 17 e18 de junho, ‘case’ da Expo São Luiz. Essa ação da comunidade foi classificada, entre várias propostas encaminhadas, para ser um dos exemplos de ação empresarial, válida como conhecimento para todos os participantes do evento. O ‘case’ está sendo montado. José Antônio Flach Werle convidou os demais promotores da Expo São Luiz a participarem da apresentação do ‘case’, no caso a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, o Sindilojas e o Sindicato Rural.

Grupo Circense “Thol” poderá ser uma das atrações da Expo São Luiz

O Grupo Circense Thol, de Pelotas, o que melhor assimilou, em nosso estado, o novo modelo de circo, no mundo, poderá ser uma das atrações da Expo São Luiz. As tratativas já foram iniciadas, mas a contratação depende do apoio a ser obtido através de patrocínios, devido ao alto custo.

Rainha da Expo São Luiz/2011 será eleita em novembro

O presidente Amauri Feron sugeriu que a eleição da Rainha da Expo São Luiz/2011 ocorra no máximo até novembro deste ano. O tema gerou muitas ideias dentro da comissão organizadora, que pretende montar um projeto para ser definido nas próximas reuniões

Fonte: José Grisólia Filho