Segunda-feira, dia 7 do corrente, a ACI promoveu reunião com a finalidade de debater em torno de um projeto de revitalização da Cooparte – Cooperativa Agroindustrial de Artesãos Ltda. Essa cooperativa tem o objetivo de ser uma alternativa de geração de renda à agricultura familiar em São Luiz Gonzaga. Tem um ponto de vendas na margem da BR-285, nas proximidades da Penitenciária Estadual desta cidade, mas ainda não conseguiu produzir renda capaz de satisfazer as necessidades dos associados. Em vista disso, surgiu um certo desânimo entre os cooperados, face a falta de oportunidades para alcançar resultados. Um dos motivos é a falta de enquadramento ao SIM – Serviço de Inspeção Municipal – que dita as normas que precisam ser cumpridas pelas agroindústrias para produzirem alimentos em variadas formas. Sem o respaldo do SIM, as agroindústrias não podem comercializar seus produtos, a não ser informalmente, o que limita o mercado.
Outra dificuldade é a pouca adesão à legalização das agroindústrias, por razões que ainda não parecem muito claras.
De qualquer forma o debate foi iniciado, com a finalidade de encerrar o estado de paralisação das agroindústrias locais, sem meios formais para buscar clientes e realizar projetos de expansão.
Na reunião, a diretora geral da URI-São Luiz, Dinara Bortoli Tomasi, colocou a Universidade à disposição da Cooparte, para ajudar na identificação de projetos e oportunidades que criem mercado aos cooperados. Ficou decidido que tão logo o projeto da Cooparte esteja elaborado, as entidades vão se reunir novamente, para avaliar as conclusões.
Participaram da reunião, pela Cooparte, o presidente Jacir Eikoff Pinheiro, Evani Rossner, Elisabete Budel e Mauro Cadore; pela ACI, o presidente Carlos Alberto Dutra e o vice-presidente Jair Dhein; pelo CDI – Conselho de Desenvolvimento Industrial, o presidente Guilherme Formozo; pela URI-São Luiz, a diretora geral Dinara Bortoli Tomasi; pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Giovani Hoff; e pela Emater, o chefe do escritório municipal. O zootecnista Paulo Corrêa de Matos e a estagiária Aline Soares Flores; e representando a Administração Municipal, o secretário da Administração, Alex Rodrigo Nunes.
por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa