Na tarde de quarta-feira, 12, na ACI de São Luiz Gonzaga, foi apresentado o chamado Projeto Coletivo Setorial da Indústria 2014/2015, que visa desenvolver MPEs nas Indústrias do Noroeste gaúcho, em parceria com o Sebrae e apoio da Prefeitura de São Luiz Gonzaga. O público-alvo engloba empreendedores individuais, micro e pequenas empresas dos setores de panificação, confecção, moveleiros, metal mecânico e construção civil da região noroeste do Rio Grande do Sul.
Na ocasião do lançamento do projeto, esteve presente o presidente da ACI, Nilton Teixeira; os diretores da ACI, Sérgio Torres, Guilherme Formozo, Ana Iara de Deus, Paulo Sérgio Trauer e Luiz Oneide Nonemacher; prefeito Junaro Figueiredo, secretário de Administração, Itamar Batista Chagas; secretária da Ação Social, Denise Sarmento; secretário da Indústria e Comércio, Aldimar Machado; técnico de Gerência do Sebrae Noroeste, Marcelo dos Santos Ribas, e representantes da imprensa local.
OBJETIVO – O projeto tem como objetivo qualificar a gestão empresarial e fomentar a cooperação visando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da indústria. Através desta parceria, o objetivo é focar em estratégias para melhorar a gestão das empresas, promovendo a cultura da inovação nas empresas, além de melhorar a qualificação dos recursos humanos, buscar maior acesso ao mercado e implantar ferramentas da qualidade.
ORIENTAÇÕES – “Sempre que há uma possibilidade de realização de um projeto é importante um empenho, o que encontramos em São Luiz Gonzaga”, disse Marcelo dos Santos Ribas, técnico do Sebrae. Ele salientou que “o objetivo é incentivar o empresário a ser um administrador de seu negócio, melhorando o todo. Nosso primeiro recurso será nivelar todos os participantes e logo daremos um objetivo a cada um. E finalizando, indicaremos as qualidades e as dificuldades de cada empresa, dando capacitações coletivas para depois dar seguimento às demandas necessárias para cada empresário participante”.
POTENCIAL – “Temos muito potencial em várias áreas em nosso município. Iremos buscar junto a esta parceria aqueles que estão receptivos ao projeto, os empresários que estão cientes da qualificação que desejam para seu negócio”, afirmou o prefeito Junaro Figueiredo. O presidente da ACI, Nilton Teixeira, disse que “quando as empresas crescem, nós crescemos juntos. Fazer sozinho não resolve. Precisamos de gestão, de alguém que entenda para nos dar a direção”.
AÇÕES – As ações previstas no projeto incluem Curso Gestão e Técnica da Produção, Oficina de Redução de Desperdício, Curso de Gestão da Qualidade, Consultoria de Gestão da Qualidade, Curso de Gestão da Inovação, Curso Cult Líder (Cultura da Liderança), Curso de Gestão de Custos Industriais, Consultoria de Gestão de Custos Industriais, Missões Empresariais (Mercopar, AGAS e Polo Naval) e Consultorias Gerenciais e Tecnológicas. O projeto terá adesão de 80 empresas, divididas entre os municípios de São Luiz Gonzaga, Panambi, Horizontina, Santa Rosa e Três Passos, com um orçamento previsto de R$ 200 mil, tendo as empresas uma contrapartida estimada de nove vezes de R$ 60,00.
INÍCIO – O projeto terá inicio em março, com finalização em dezembro de 2015. No próximo dia 25 de fevereiro, a partir das 19h30min, haverá uma reunião informal com os empresários interessados, para uma apresentação detalhada do projeto. Mais informações na ACI de São Luiz Gonzaga, pelo fone (55) 3352-4500.
Por Vibiani Cantini- Assessora de Imprensa