Estiveram presentes na reunião da Associação Comercial e Industrial (ACI) realizada na tarde de segunda-feira, 27 de outubro, a coordenadora do Ponto de Cultura Ação Cultural Integrada, Juliana Sott e o contador Cirino Rebello.
A ACI é entidade conveniada do projeto Ponto de Cultura, responsável pelos recursos financeiros liberados pelo Ministério da Cultura.
Cirino Rebello destacou que foram recebidas duas parcelas do convênio que deverá durar 30 meses. Mas deve ser feita a aplicação de recursos que restam da segunda parcela para encaminhar as planilhas ao Ministério da Cultura, no entanto, o prazo ainda não venceu. No entanto, essa verba deve ser para cobrir despesas de capital, ou seja, em equipamento para as oficinas do projeto. Junto deve ser encaminhado relatório das atividades Ponto de Cultura.
Após o vencimento destes 30 meses, encerra o compromisso entre a Associação Comercial e Industrial e o Ministério de Cultura. A partir de então, o Ponto de Cultura passa a ser auto-sustentável.
Ainda na reunião, foi colocado que o maior problema enfrentado pelo projeto, é a falta de espaço para realização das oficinas, que estão ocorrendo na COMBEM. A mudança com uma placa sendo colocada junto ao local será a primeira atitude a ser tomada, para dar mais visibilidade ao projeto.
Também ficou estabelecida, que será realizada uma vez por mês reunião entre diretoria da Associação Comercial e a coordenadoria do Ponto de Cultura.
AÇÕES – Na oportunidade, a coordenadora Juliana Sott, destacou as ações que estão sendo desenvolvidas pelas oficinas. Dentre as de maior destaque, está o curta-metragem “O Caso Sócrates”, exibido em Gramado recentemente e os artistas da oficina de música que se apresentam em eventos do município.
A Oficina de Cinema também realizará dois curtas-metragens com trilha sonora de artistas locais.
Juliana ainda comentou que o professor Darceli Crestani estará representando o Ponto de Cultura em Porto Alegre onde será feito o Plano Nacional de Cultura. “Cultura e economia caminham juntas”, destacou.
Ela também teve a oportunidade de participar de um curso com duração de seis meses, cuja parte teórica já foi concluída e deve criar um projeto de “Cooperação Internacional”.
Juliana destacou que virá à São Luiz Gonzaga, a equipe a TV Brasil do Rio de Janeiro, para realizar filmagens sobre o Ponto de Cultura, que também foi convidado a produzir vídeos para a série “Outro Olhar”, da mesma emissora. Este vídeo com cerca de 3min vai ao ar no telejornal Repórter Brasil.
Fonte: Aline Diedrich – Assessora de Imprensa da ACI