SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

ACI e Brigada debatem segurança em São Luiz

 

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga (ACI) recebeu o comandante do 14º BPM major Praudelino Batista e o capitão Eduardo Brum nesta sexta-feira, 21 de dezembro, em sua sala de reuniões, com o objetivo de debater as demandas mais urgentes relacionadas à segurança para os estabelecimentos comerciais em São Luiz.
Como a classe dos comerciantes locais vem sendo vítima de furtos em seus estabelecimentos, a ACI, como entidade representativa desse setor da sociedade, questionou os representantes do BPM sobre quais seriam os meios mais viáveis para o comércio se proteger dos infratores.
Tanto o Major como o Capitão citaram que a Brigada não tem conhecimento de furtos em estabelecimentos comerciais que estejam protegidos por grades, sendo esta uma boa alternativa para os comerciantes. No entanto, outra alternativa apresentada foi a adoção de câmeras de vigilância. Essa segunda alternativa levantou o questionamento sobre as câmeras conquistadas por São Luiz na Consulta Popular, mas que, até o momento, não foram repassadas para a nossa cidade.
Praudelino e Brum aconselharam a ACI a buscar entidades como o Comude e Corede Missões para saber do paradeiro dessas câmeras, que por direito pertencem a São Luiz Gonzaga. As câmeras de vigilância são tidas como grandes aliadas, pois facilitam o trabalho dos policiais quando os mesmo pedem a prisão dos ladrões, já que as câmeras fornecem provas concretas do furto, roubo etc., enquanto que em outro caso, mesmo que fosse uma prisão em flagrante, haveria dificuldade em se provar o ato criminoso.
Um outro fator de redução da criminalidade ainda foi apontado para os diretores da ACI: a geração de empregos. Mas isso depende de outras iniciativas e pode levar mais tempo que as duas anteriormente citadas. Após a reunião a ACI ficou de buscar o recurso das câmeras junto a entidades como o Comude e Corede. Quanto às grades, segundo o BPM, também são boas alternativas, mas nesse caso a iniciativa ficaria mais a cargo dos empresários.
Por Genaro Caetano, assessor de imprensa da ACI
Legenda: Momento da reunião da sala da ACI
Arquivo: ACI Brigada
Crédito: Genaro Caetano