Terra Rica: uma cidade em busca do seu futuro
A ação de um prefeito que procurou alternativas para o desenvolvimento local e não desistiu, embora as várias tentativas sem êxito. Até que a cana de açúcar se revelou um caminho seguro.
O médico Mario Lanziani era o prefeito de Terra Rica, no início desta década, quando o município vivia o seu momento mais dramático. Em sua palestra, na abertura do seminário “industria – do sonho à realidade”, lembrou que Terra Rica faz parte da região paranaense que foi colonizada mais recentemente, há 50 anos. E em 30 anos, estava com seu solo degradado. Essa região, coberta por florestas nobres, de peroba, cedro e marfim, foi alvo das serrarias, em época que não existia controle no corte de arvores, o que levou à destruição total. Posteriormente, como o solo é roxo, surgiram os cafezais, que encerraram seu ciclo em 1974, quando surgiu uma forte geada que dizimou quase toda a lavoura existente.
Os empreendedores do café abandonaram a região e foram em busca de outras terras onde o cafezal era viável. A mão de obra veio morar na cidade, para depois migrar para outras regiões do Paraná e do Mato Grosso. Para enfrentar o desmonte econômico de terra rica, surgiram inicialmente a pecuária de leite e o plantio de mandioca, que não teve a condição de se tornarem atividades dominantes.
Predominavam somente as culturas de manutenção, que não geravam riqueza, apenas uma sobrevivência pobre para os moradores. O solo, com o aumento da degradação e sem conservação, estava tendendo à desertificação.
Em 1980, conta Maria lanziani, quando surgiu o pró-alcool, as lideranças de terra rica comentavam que essa era uma oportunidade real para o município e a região, mas ficava apenas nisso, nada se fazia para tentar implementar um projeto. Foi tentada a fruticultura, com o plantio de abacaxi e acerola, mas essa atividade não tinha escala e por isso não mudou a situação de pobreza, cada vez mais dominante.
Alem da falta de alternativas, Terra Rica carecia da figura do empreendedor, do líder capaz de desafiar o status quo com idéias novas.
Para dar uma idéia da situação de Terra Rica, basta dizer que 1970 o município tinha 24 mil habitantes, caiu para 15 mil em 1990 e em 2000 para 13 mil. O índice do município no FPM – fundo de participação dos municípios – caiu de 2.0 para 1.2, com a perspectiva de reduzir para 0,8, como aconteceu com municípios vizinhos. A população mais pobre já precisava participar de mutirões organizados pela prefeitura, para ter alimento na mesa. A prefeitura inclusive pagava o transporte de mão-de-obra de Terra Rica, para mandar trabalhadores a são Joaquim, para a colheita da maçã.
A prefeitura ainda tentou estimular o turismo, valendo –se da topografia do terreno, favorável à prática de asa delta e rapel. Mas o projeto não teve expressão, empolgando pouca gente, portanto sem condições de modificar a aflitiva situação do município. Foi dentro desse quadro de necessidades, que o prefeito Mario lanziani convenceu municípios da região noroeste do Paraná para se unirem em torno de um projeto para instalação de industria de açúcar e etanol, em local que permitisse aos produtores serem fornecedores de matéria prima.
O prefeito Mario lanziani conseguiu finalmente, o interesse do grupo usaçúcar. Para viabilizar a implantação da industria, intermediou a venda da fazenda são José, localizada em ponto privilegiado de terra rica com fácil acesso para todos os municípios da região. Posteriormente a empresa fechou contratos de arrendamento de terras para o plantio de cana de açucar, até alcançar a área necessária para garantir o abastecimento da industria com matéria prima. Lanziani visitou pessoalmente os proprietários rurais de terra rica, para pedir adesão ao projeto da cana de açucar. Com o funcionamento da industria, não só terminou o desemprego, como foi necessário importar mão de obra. A população já cresceu 50%, a renda publica está sendo reconstruída e o efeito cascata ampliou o comercio, tornando terra rica um município produtivo e organizado.
Mario lanziani cumpriu dois mandatos de prefeito em terra rica. O primeiro, na condição de vice prefeito, que assumiu em função do falecimento do prefeito.
Reeleito, conseguiu concluir seu trabalho de implantação da industria. Na eleição municipal de 2008, lanziani não conseguiu eleger seu sucessor. Ele explicou que, naquele momento, a população de terra rica não estava mais preocupada com emprego, cuja oferta era abundante. Os moradores tinham outras prioridades, como expansão urbana e melhor qualidade de vida, temas que certamente foram melhor desenvolvidos pelo concorrente que venceu a eleição.
Ao final das palestras, meneguetti e lanziani, com suas esposas, receberam homenagens especiais da ACI, da administração municipal e do frigorífico da cotrijui. A ACI fez a entrega, a ambos, da escultura “contra todos os ventos”, criada pelo artista Vinicius ribeiro, para simbolizar a determinação e a capacidade de resistência dos empreendedores, na realização de suas idéias e projetos.