SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

6º Seminário: “Industria: do Sonho à Realidade” – SQUEMA SPORTES

 

Na abertura do segundo dia do Seminário “Industria – do Sonho à Realidade”, promovido pela ACI, o público assistiu a apresentação do “case” da empresa “Squema Sports”, de Três de Maio. José Henrique Weber foi oficial temporário do Exercito durante oito anos e servia em Santiago. Sua Sogra tinha uma pequena malharia, que funcionava com três funcionários. Sua aposentadoria aconteceu quando Weber estava encerrando sua permanência no exercito. Ele se valeu, então do acervo de máquinas e instalações para iniciar o seu negócio. Apaixonado pelo esporte, foi jogador e depois dirigente da equipe de futsal de Santiago, que participava do campeonato estadual, inclusive disputando posições com nossa AGSL – Associação Grande São Luiz.
Disse José Henrique que ex-atleta, se torna técnico ou juiz e, isso não sendo possível, se estabelece com um negócio voltado ao esporte. Foi o que fez. A partir do acervo que recebeu da sogra, iniciou em uma atividade que não conhecia, surgindo um problema inicial que poderia tê-lo feito desistir do negócio. Mas a sua firmeza e a condição de empreendedor, o fez enfrentar a dificuldade. Ainda bem, porque tornou-se um dos maiores fornecedores de material esportivo no estado, inclusive para equipe da divisão especial do estado, segundo divisão e quase todos os clubes que disputam os campeonatos salonistas no estado.
A dificuldade foi a desistência do profissional que entendia do ramo e iria introduzi-lo no negócio de malhas. Apesar do imprevisto e até porque essa era a alternativa que tinha, em 2003 abriu as portas da pequena industria, com sete funcionários. Na palestra, contou que foi aprendendo e conhecendo o ramo no dia-a-dia, até dominá-lo completamente, sempre tendo ao seu lado sua esposa, que foi parceira também na empresa.
Hoje a Squema Sports tem 25 funcionários e os serviços terceirizados que contrata, geram mais 23 empregos, sendo essa a contribuição que dá a Três de Maio, afora o faturamento da indústria, que engrossa o valor adicionado do município.
A Squema Sports fabrica uniformes esportivos, inclusive abrigos, escolares, de empresas e ainda promocionais. Também fabricou camisetas destinadas a blocos carnavalescos, mas desistiu para não perder o foco principal de seu negócio. Hoje, o seu melhor vendedor é o site da empresa a internet, www.squemasports.com.br, onde os interessados encontram toda a modelagem do que fabrica. Os pedidos podem ser feitos de forma virtual.
A história – para dar visibilidade ao seu negócio de fardamentos esportivos, era preciso fazer contratos com equipes de futebol de prestigio no estado. O negócio funciona assim: a empresa fornece o material esportivo gratuitamente ao clube, mas este assume o compromisso de vender camisetas à torcida, em uma quantidade capaz de cobrir o material destinado aos jogadores. O primeiro contrato foi feito com a equipe do São José, de Cachoeira do Sul, de forma apenas verbal e foi um fracasso. O clube não vendeu nenhuma camiseta e a industria honrou seu compromisso de fornecer o material esportivo, gratuitamente.

O prejuízo foi enorme, mas também marcou o ingresso da Squema Sports no mundo do material esportivo no Estado. Em seguida, fez contratos com o Veranópolis, Inter de Santa Maria e Pelotas e mais seis clubes da segunda divisão, quase todos do futsal e ainda do futebol amador. A reciprocidade funcionou, com a venda de milhares de camisetas às torcidas, mas especialmente a Squema Sports conseguir dar visibilidade ao seu produto, tornando-se a maior fornecedora de material esportivo do estado, estabelecida em Três de maio. José Henrique Weber informou que a Squema Sports atende diretamente ao consumidor final, sendo uma empresa de indústria e comercio, razão porque o site na internet é o seu principal canal de vendas. No final de sua palestra, Weber e José Antonio Flach Werle, que são amigos através do futsal, praticamente acertaram o fornecimento de material esportivo a AGSL.

Fonte: Por: José Grisólia Filho