Em 1991, Gilmar era desempregado. Vinte anos depois ele é dono de indústria que emprega 350 funcionários. A grande virada em sua vida aconteceu quando buscava conforto junto a sua mãe. Desempregado (a fabrica de calçados onde trabalhava, em Arroio do Meio, sua terra natal, encerrara atividades) e com a esposa doente, naquele momento não tinha planos nem perspectivas para mudar essa situação.
Como fazia seguidamente, Gilmar José Borscheid foi a casa da mãe e sentado ao lado do fogão à lenha, servia um chimarrão enquanto ela lidava nas panelas. Enquanto conversavam, entre um chimarrão e outro, a cozinha foi tomada pelo perfume que exalava da panela que fervia no fogão. Gilmar primeiro aspirou o perfume e, vencido um momento de silêncio, ele perguntou: “Mãe, o que é isso?”.Ela respondeu: – “Participei de um curso onde aprendi receitas caseiras de amaciantes de roupas”.
O filho mergulhou em outro momento de silêncio, enquanto sua cabeça interpretava o que testemunhara: quem sabe aquele perfume era uma oportunidade? Indagou da mãe sobre o produto, a forma de fazer, os ingredientes, como consegui-los. Então fez o amaciante em casa e gostou do resultado.
Sem outras alternativas para obtenção de renda, produziu em pequena escala, embalou da melhor forma que podia e fez a venda porta a porta. Foi assim que começou a indústria”Girando Sol”, fabricante de produtos de higiene e limpeza, com sede em Arroio do Meio.
Primeiro Estágio – Com o resultado da primeira experiência foi animador e receptivo, Gilmar deu os primeiros passos para organizador o negócio, instalando a fábrica em um em um modesto galpão, quase um casebre. Isso foi em 1º de abril de 1911, onde com o apoio de familiares produzia 120 litros de amaciante de roupas por dia.
Ao mesmo tempo que dava um rumo à fábrica, cuidava da esposa, que continuava doente. Chegou um momento que foi preciso entregar o negócio aos irmãos, para dedicar-se somente à esposa, internada em hospital de Porto Alegre, onde viria falecer.
Mas a vida continuava, com seus desafios. A fábrica de amaciantes foi instalada em um prédio de alvenaria, mas continuava trabalhando apenas com mão de obra da família. Foi nessa época que se registrou uma venda grande, para apenas um cliente.
O pedido de 1.100 caixas de amaciante, foi transportado em um truck. Na época, como a fábrica produzia apenas 120 litros por dia, “a parentada foi convocada para ajudar na produção”, contou Gilmar. No dia em que os truck foi carregado, todos posaram para uma fotografia, junto com o veículo, onde se via uma faixa indicativa da proeza.
Outras marcas na construção da indústria foram a primeira carreta carregada com produtos da “Girando Sol” e em seguida a primeira exportação. Hoje, além de produzir para os três Estados do sul, toda a linha de produtos de higiene e limpeza que produz é vendida também no Uruguai, Paraguai, Chile, África e também em Cuba, neste ultimo destino através de licitação pública.
Técnico Industrial – Então veio a crise do crescimento, contou Gilmar na palestra. Era preciso organizar a produção, ter programação na compra de matérias primas, criar setor de logística para garantir as entregas com mais rapidez e com os menores custos. A expansão estava exigindo nova estrutura interna, em todos os setores. Foi então, como sinal de aceitação desse desafio, que foi contratado um engenheiro químico para ser o técnico industrial da empresa e organizar a produção dentro de modelos científicos e adequados ao ramo.
Para organizar a empresa, foi contratado o SEBRAE, que montou um projeto para ser cumprido em 9 meses, com um encontro por semana, que estabelecia metas a serem cumpridas na semana seguinte. O novo modelo administrativo e operacional foi montado em 14 módulos, repassados um a um à direção e colaboradores da empresa.
Atualmente a empresa fábrica 80% das suas embalagens, dispondo de um pavilhão especialemte para essa atividade. As embalagens passam por um design que leva em conta a beleza plástica e a praticidade.
Marca da Limpeza e Higiene – Construindo conceito de qualidade, através de um processo industrial impecável, a “Girando Sol” conquistou a marca dos “produtos de higiene e limpeza”, ganhando a preferência dos consumidores nos supermercados.
Com a matriz em Arroio do Meio, filial 1 em Lajeado e filial 2 também em Arroio do Meio, a empresa decidiu investir em feiras, para dar visibilidade maior à sua linha de produtos, que hoje tem 670 produtos e formatos de embalagens, sendo o produto mais recente o sabão em pó.
Melhor Fornecedor – A Associação Gaucha de Supermercados Agas) confere há quase 10 anos à “Girando Sol” a condição de “melhor fornecedor de produtos de limpeza”, levando em conta a qualidade de seus produtos, as embalagens e a logística , que lhe permite entregar pedidos com mais velocidade que a concorrência em qualquer ponto da região sul do Brasil.
A mesma distinção a “Girando Sol” recebeu em Santa Catarina e no Paraná.
Clientes – A “Girando Sol” tem hoje 5 clientes cadastrados e 350 funcionários. A entrega da produção, é feita através de serviços terceirizados, que se valem de 200 caminhões e 280 funcionários.
A empresa tem como normal principal “gastar menos do que arrecada” e tem missão e visão onde estabelece questões éticas e compromissos com o consumidor, que inclui qualidade nos produtos e preços honestos.
A empresa produz hoje 68 milhões de produtos de higiene e limpeza por mês, em industrias moderníssimas, competindo com multinacionais de nome internacional.
Apresentação – Gilmar Borscheid foi apresentado ao público do Seminário da Industria pelo empresário Amauri André Feron, que é cliente da “Girando Sol”, cadastrado com o número 388, entre cinco mil.