SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

55 3352 4500

11º Seminário “Indústria: Do Sonho à Realidade”

A ACI – Associação Comercial e Industrial realizou, com o apoio da URI-São Luiz Gonzaga, o 11º Seminário “Indústria: Do Sonho à Realidade”, que visa despertar em nosso meio, vocações para o desenvolvimento industrial deste Município. Há 11 anos, a ACI considera que esse é um dos papeis que precisa exercer, tendo em vista que São Luiz Gonzaga ainda carece de mais investimentos no setor industrial, considerado de grande valia, porque capta recursos com a venda de sua produção para outras regiões do País e até mesmo do exterior, e injeta no meio circulante local, favorecendo todas as atividades, proporciona empregos e amplia a geração de tributos que melhora a receita pública a ser aplicada no Município.

Nesse período de 11 anos, milhares de jovens, empresários e empreendedores participaram desse Seminário, e certamente formaram opinião favorável ao desenvolvimento industrial do Município. Para esse fim, a Administração Municipal, com o apoio da ACI, criou a Área Industrial II, junto a RS-168, na entrada da cidade, trecho São Luiz/Bossoroca, com a finalidade de garantir área de expansão às pequenas indústrias que se criaram dentro da cidade, instaladas em galpões e extensões das residências de seus titulares. Por outro lado, duas novas indústrias se instalaram na Área Industrial I, de empreendedores de outros Municípios que viram aqui oportunidade de expandir seus negócios. Afora isso, várias pequenas indústrias surgiram aqui e em breve, suas presenças serão melhores notadas aqui, como é o caso das fábricas de móveis planejados que atendem as demandas locais. Finalmente, foi recriado o CDI – Conselho de Desenvolvimento Industrial, presidido pelo jovem empresário Guilherme Formozo, executivo que atua na Indústria de Bolachas Doce Sabor.

Os ‘cases’ apresentados no Seminário foram a indústria local União Blocos de Concretos, da família Comparsi, e a indústria de Santo Ângelo, Milaneska Saúde, especializada na área de alimentação saudável, inclusive com linha sem glúten e lactose. Os palestrantes receberam esculturas oferecidas pela ACI, criadas pelo escultor Vinicius Ribeiro, denominada “Contra Todos os Ventos”, para assinalar o perfil desafiador dos empreendedores, na busca de resultados em seus projetos.

 

UNIÃO BLOCOS DE CONCRETO: NOVOS PRODUTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Fábio Comparsi fez a apresentação do ‘case’ da indústria União Blocos de Concreto. Na abertura de sua palestra, informou que a família tem sua primeira atividade no campo, atuando na agricultura e na pecuária, que já ampliaram sua atuação para o setor de recebimento e comercialização de grãos, transporte e artefatos de concreto. A indústria União Blocos de Concreto foi criada em junho de 2011, que atua no mercado da construção civil com a fabricação de produtos de alta qualidade, visando sempre a viabilidade do empreendimento e a satisfação de seus clientes.

Fábio Comparsi disse que a ideia da família era ter um negócio desligado do setor primário, que até então era a matriz de todos os seus negócios. A pesquisa passou por várias atividades e por decorrência da observação sobre os negócios já estabelecidos pela família, surgiu a ideia que determinou a criação da União Blocos de Concreto. Disse Fábio, que para agregar valor à produção da família, de soja, trigo e milho, foi criada uma empresa de transportes, com carretas próprias, para levar o produto às indústrias ou ao Porto de Rio Grande. O retorno é que era o problema, porque as necessidades de seus negócios, exigiam apenas a carga de uma carreta de insumos diversos. Não era possível retornar com as carrocerias vazias e, por isso, era feito o transporte de areia para São Luiz, que era vendida nas obras em construção da cidade. Mas a areia, informou Fábio, gerava resultado mínimo, já que sua cotação era de R$ 0,05 centavos por quilo. Foi quando chegou-lhe a notícia de que em Caibaté, uma pequena indústria estava produzindo blocos de concreto, tendo como matérias-primas, areia e cimento. Visitaram aquele empreendedor e com ele firmaram uma parceria, para a criação da União Blocos de Concreto em São Luiz, dando-lhe o status de sócio da família Comparsi nesse empreendimento. A indústria foi instalada com equipamentos de elevada tecnologia para o setor, com produção automatizada, comandada por um programa de informática.

A indústria produz blocos de concreto para pavimentação de ruas, passeio público, áreas internas de residências e construção de muros e residências. São dois tipos de blocos de concreto, o 19, para suportar grandes pesos e o 14, mais leve, para atender necessidades que não exigem estrutura muito pesada. O detalhe é que os blocos são peças que se encaixam, o que dá grande rapidez às obras. Em São Luiz, temos muitos passeios públicos feitos com blocos de concreto, que podem ser liberados para os pedestres tão logo fica pronta a montagem, e também muitas ruas. Todas essas obras têm duração por décadas e se mantém no mesmo nível, causando grande economia ao Poder Público, especialmente, na reduzida manutenção, bem diferente do asfalto, assinalou Fábio, cuja duração é limitada.

Fábio assinalou, também, as vantagens do uso dos blocos de concreto: reduz o custo da obra em 25%, reduz as perdas de matéria-prima em 30%, reduz o tempo de construção em até 25% e permite instalações hidráulicas, elétricas, telefonia e informática, sem o uso de canaletas. Com relação aos pisos intertravados, salientou a economia, a drenagem natural, o tráfego imediato após a conclusão da obra, e o conforto térmico, já que não armazena temperaturas elevadas, não conserva água em sua superfície e tem longa validade. A indústria está localizada na Rua Quintino Bocaiúva, entre as ruas São João e Gal. Portinho, proximidades do trevo da BR-285, onde ocupa meio quarteirão.

 

MILANESKA SAÚDE, FONTE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

O ‘case’ foi apresentado pelo diretor-fundador e proprietário da indústria, Dércio Milanesi, com o apoio do gerente comercial Evandro Glass. A empresa foi fundada em 30 de agosto de 1997, tendo como nome fantasia, “Meta Saúde”, substituído em 2007, para Milaneska Saúde. Em 2010, inaugurou sua sede própria, em amplas e modernas instalações, na Rua Conde de Porto Alegre, 1059, em Santo Ângelo. Em 1997, a empresa iniciou com dois funcionários em um espaço de 30m2, como revendedora de produtos. Em poucos anos de atividades, Dércio Milanesi verificou que tinha condições e conhecimento para produzir o que adquiria para revender. Deu certo, criou uma linha de produtos, vendidos em embalagens de excelente acabamento e ilustrações explicativas sobre o seu uso. O primeiro produto foi a granola. Em 2016, a empresa ocupa uma área de 350 m2 e emprega 16 funcionários.

Em sua palestra, Milanesi colocou a missão e a visão da empresa. Missão: promover o bem-estar e qualidade de vida. Visão: Ser referência em alimentação saudável. Ele acredita que qualidade com inovação, movem as empresas, para alcançar alto índice de confiabilidade, produtividade e receptividade dos clientes. Soma a esses dois fatores, a sustentabilidade, que é a forma de produzir sem danos ao planeta, isto é, sustentado em fatores que não agridem o meio-ambiente e o preservam. O diretor Dércio Milanesi disse que o tripé da Milaneska é alimentação/saúde/bem-estar.Também destacou a linha de produtos sem glúten e sem lactose, bem aceita por um segmento de consumidores que têm restrições orgânicas a esses produtos.

Ele revelou em sua palestra, que visitou o mundo – Estados Unidos, Europa e China, para conhecer os hábitos de alimentação dos mais diferentes povos, e a evolução dos produtos naturais. Disse que essas viagens, dirigidas para conhecer o desenvolvimento do setor em que atua, foi fundamental para dar mais qualidade e acabamento aos produtos da Milakeska. Para o diretor da indústria, os meios de comunicação que temos hoje, tornaram qualquer lugar excelente para instalar uma indústria e vender sua produção para o mundo. A informática, a internet e outros caminhos virtuais, tornaram possível o que era impossível até recentemente.

Em sua palestra, mostrou fotos de indústrias e de produtos e, ao final, fez apresentação de vários produtos de sua indústria, que tem mercado nacional. Entre os produtos industrializados na Milaneska, revelou 10 produtos próprios e uma centena de produtos de panificação, de uma linha diversificada e comprometida com saúde e bem-estar. E encerrou sua palestra com uma frase: “Uma boa ideia vale para o mundo inteiro”

 

por José Grisolia Filho – Assessor de Imprensa