Notícias

Seminário da Indústria: do sonho à realidade!
19 de Junho de 2020
Seminário da Indústria: do sonho à realidade!
Foi realizado no formato on-line na quinta-feira
 
O tradicional Seminário da Indústria, promovido pela Associação Comercial e Industrial – ACI, de São Luiz Gonzaga, com a apresentação de cases com indústrias convidadas, é realizado todos os anos, no mês de maio, alusivo ao “Dia da Indústria”, comemorado em 25 de maio. Esse ano, devido a pandemia do Covid-19 (novo coronavírus), e com a suspensão de eventos presenciais, a ACI, em parceria com a URI São Luiz Gonzaga, organizaram a primeira edição do seminário on-line, através do Google Meet, aplicativo que vem sendo utilizado pela Universidade para as aulas remotas.
Na noite de quinta-feira, 18, através da sala on-line no Google Meet, empresários, alunos e comunidade, puderam acessar o 15º Seminário da Indústria: do sonho a realidade, que esse ano contou com dois cases, iniciando às 19h30min, com a mediação da coordenadora do Curso de Administração, Luciane Oliveira, e do coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Cirino Rebello.
A abertura do evento contou com a participação do presidente da ACI, Marcos Batista da Rosa, e da diretora Geral da URI São Luiz Gonzaga, Dinara Bortoli Tomasi, que agradeceram a participação e parceria para a realização desta edição do seminário, que vem sendo muito importante na formação de novos conceitos no setor industrial do nosso município e região, através dos cases apresentados e das discussões que são realizadas.
Case 1 – CAMERA - A importância da
indústria para a cadeia produtiva regional
O primeiro case apresentado foi com a indústria Camera, através do gerente Comercial, Junior Rosa de Almeida, mestre em Gestão de Agronegócio, que atua na região de Santa Rosa. A Camera possui unidade instalada em São Luiz Gonzaga, onde atua na produção, transporte, armazenagem e comércio de grãos e também na produção e comércio de rações para animais. Segundo Junior, foi e estão sendo realizados constantes investimentos na unidade local, atualizando maquinários e a planta da empresa.
A Camera atua em parceria com demais empresas do setor aqui na cidade, e também na região, na comercialização de sementes e também nas rações. Junior fez um breve relato do setor frente a economia, e também os mercados interno e externo, onde a Camera exporta sua produção. Além disso, Junior falou sobre energia, onde a Camera se destaca na produção de biodiesel. Em 202, a Camera fará 50 anos de atuação no mercado, e segundo Junior, estão sendo realizadas diversas atualizações em todas as unidades, e constantes investimentos para que a marca continue sendo referência em sua área de atuação.
Case 2 – VINÍCOLA FIN – A indústria vinícola na Região das Missões
O segundo case apresentado foi com a Vinícola Fin, através de seu diretor, Jorge Fin, vinicultor em nossa região. Fin contou a história do vinho e as Missões, desde a época dos padres jesuítas, quando o vinho começou a ser produzido. Destacou as adegas encontradas nas reduções jesuíticas, o que certifica essa cultura centenária em nossa região. 
A Vinícola Fin, segundo o histórico apresentado, é uma empresa familiar, que possui produção própria de uvas e vinhos, e iniciou em 1876, com a vinda do patriarca da família, Luigi Fin, nascido em Arzignano, na província de Vêneto, na Itália, para Campo dos Bugres (hoje, Caxias do Sul). A continuidade se deu com Patrício Fin, em Três de Maio.
Jorge Fin é a 3ª geração dos Fin no Brasil, e destacou que procura manter vivas as raízes e a tradição familiar na elaboração de vinhos e cultivo de videiras. Além de falar sobre a história e os desafios encontrados, destacou sobre o mercado atual, onde a produção realizada aqui nas Missões, através da Vinícola Fin, tem reconhecimento nacional e internacional, o que fomenta não só a economia, mas o turismo local.
Fin destacou as ações turísticas realizadas na empresa, onde recebe constantes visitações de alunos e excursões de todo o País, para conhecer a estrutura e a história da empresa, sendo um atrativo ao turismo regional, que se soma aos demais roteiros da região.

Após a apresentação dos cases, foi aberto um espaço para debate, quando foi discutido com os convidados sobre o mercado atual frente ao novo coronavírus, e os desafios encontrados no comércio interno e externo, como também a crise econômica, o que no setor industrial do agronegócio, ainda não teve reflexo que comprometesse a produção e o abastecimento.  (Fonte: Iuri Martins - ACI São Luiz Gonzaga) 

Últimas notícias

Página: | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 ...



Nota Rápida!

 

 

 

Agende uma visita conosco, conheça nossos serviços e constate as vantagens de ser nosso sócio.

 

 

 

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba informativos periódicos da Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga.



Ops! Ocorreu um erro favor contatar o suporte técnico.
An error occured: 

2020-07-04 08:33:17

Fatal Error: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead (# 8192).

Error in line 39 of file '/home/acislg/public_html/stats/inc/main_func_class.inc.php'.

Script: '/index.php'.

Object/Class: 'php_stats_recFunction', Parent Class: ''.

Array
(
)