Empreendedorismo é tema de capacitação na Rede Municipal de Ensino
13 de Junho de 2019
Empreendedorismo é tema de capacitação na Rede Municipal de Ensino
Atividade integra o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, realizado pela ACI em parceria com a SEMEDE e SEBRAE

Trabalhar o empreendedorismo dentro da sala de aula, incentivando nos alunos o autoconhecimento e novas formas de pensar. Com esse objetivo, os professores das escolas municipais Coração de Jesus, Coronel Mamede de Souza e Centenário participaram de três dias de capacitação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A formação ocorreu no final de maio, nas dependências da Escola Coração de Jesus, ministrada pelo administrador de empresas e consultor do SEBRAE, Altamir Bernardes.
A capacitação foi composta por atividades teóricas e práticas, incluindo entrevista com o empresário Roque Lauxen e a criação do projeto de uma nova empresa atendendo demandas do município. Os dias de capacitação também contaram com a presença do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; da secretária de Educação e Esporte (SEMEDE), Rosangela Vidoto; do presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São Luiz Gonzaga, Marcos da Rosa e também do Gestor de Políticas Públicas – Regional Noroeste do SEBRAE, Claudiomiro Reis.  No encerramento do curso, os consultores do SEBRAE foram agraciados pelos participantes com cuias, simbolizando a hospitalidade do município.
As escolas Coração de Jesus, Coronel Mamede de Souza e Centenário – que aceitaram voluntariamente participar do projeto – irão receber livros para o desenvolvimento das atividades e terão acompanhamento do SEBRAE. No final do ano, será realizado o Dia D para exposição e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No município, o projeto é desenvolvido pela ACI, com o apoio da Prefeitura Municipal, SEMEDE e SEBRAE e busca disseminar a cultura empreendedora por meio da aplicação da metodologia do JEPP, reunindo as estratégias de desenvolvimento local e educação do município. O projeto capacita os professores para realizarem as atividades com os alunos, tendo como eixos centrais o comportamento empreendedor e o plano de negócios.